Geografia, perguntado por joaocarlooss19, 6 meses atrás

Se a terra em sua formação de 4,5 bilhões anos atrás havia perdido a lua, qual seria a velocidade de rotação agora? Quais seriam as diferenças climáticas, como o campo magnético seria derivando para os continentes e o nível do oceano no equador????
PRECISO PRA HJ ATÉ 18;00 HRSS

Soluções para a tarefa

Respondido por ladyangewomon
3

Na verdade, a 'Terra' não tinha lua quando se formou. Acredita-se que a lua se formou cerca de 100 milhões de anos mais tarde, quando um planeta do tamanho de Marte, Theia, colidiu com a Proto-Terra muito menor e foi absorvida, com os detritos da superfície de ambos os planetas lançados para o espaço, coletando para formar lua.

Mas em resposta; sem a lua:

  • A Terra seria muito menor, com uma gravidade mais baixa e dificilmente seria capaz de reter oceanos ou uma atmosfera substancial.

  • Sua velocidade de rotação provavelmente seria muito mais lenta e seu eixo não inclinado, resultando em dias muito longos e sem estações: regiões equatoriais modificadas com desertos permanentes e semi-invernos polares constantes.

  • Não haveria marés e, consequentemente, a agitação do oceano costeiro, que se acredita ter sido um fator-chave na evolução da vida.

  • A Terra, muito menor, não teria um núcleo de ferro grande, portanto, não teria campo magnético e gravidade muito menor.  

  • A radiação do vento solar provavelmente teria apagado qualquer atmosfera composta de luz ou elementos inertes e compostos (H, He, N, amônia, metano) e água de superfície, e a radiação não seria propícia à vida, então o oxigênio livre não estaria presente e apenas gases compostos mais pesados ​​como CO2, SO4 etc. permaneceriam.

  • A Terra teria capturado muito menos cometas durante o bombardeio inicial, então a água seria muito mais escassa e muito mais sujeita a perdas, ou seja, não haveria oceanos em primeiro lugar.

Se, por outro lado, você quer dizer que a lua foi lançada da órbita APÓS a formação, então a Terra estaria em grande parte como está, com exceção da falta de marés, e a vida poderia ter evoluído de forma significativamente diferente (se é que evoluiu), mas todos outros processos (com exceção de uma atmosfera de oxigênio livre na ausência de vida) seriam amplamente afetados (eixo de rotação, tectônica, níveis do mar, campos magnéticos, etc.) embora algumas formações geológicas (calcário, giz, ferro em faixas etc.) fossem estar ausente, a rotação seria um pouco mais rápida sem bloqueio lunar de maré.

Fique feliz que haja uma lua! ;D

Acesse para saber mais:

https://brainly.com.br/tarefa/9963996

https://brainly.com.br/tarefa/9109777

https://brainly.com.br/tarefa/14246827

https://brainly.com.br/tarefa/7762481

https://brainly.com.br/tarefa/11247760

Anexos:

ladyangewomon: Obrigada! É uma boa pergunta. Sem a lua não haveria marés, mas os dias e as estações ainda estariam estabelecidos. Pode haver rotação mais rápida (dias mais curtos) e mais oscilação (precessão) sem a influência de estabilização das luas e frenagem de maré.
ladyangewomon: Se a vida pudesse ter superado os obstáculos iniciais para o estabelecimento sem as marés, imagino que teria se desenvolvido muito bem, mas com dias mais curtos e ciclos de Milankovitch mais distintos, etc.
joaocarlooss19: VC ME AJUDO DEMAIS VELHO MTTT OBRIGADO
joaocarlooss19: TE AMO KK
ladyangewomon: ;)
Wellington1888: Deus fez tudo perfeito.
Wellington1888: Bela resposta.
Wellington1888: Deus lhe abençoe.
ladyangewomon: <3
Perguntas interessantes