Saraiva (2001, p.77) alega que "Com relação à originalidade do texto, o importante é que a abordagem dada ao tema seja instigante". Uma história antiga como O Chapeuzinho Vermelho, Irmaos Grimm (1812) tem recebido, no decorrer do tempo, versões das mais diversas. O Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque de Holanda (1980), e Fita verde no cabelo, de Guimarães Rosa (1992), são bons exemplos de aproveitamento do conhecido conto de fadas, que ganha novos sentidos na visão desses autores." Com base nisso, seu desafio é criar uma atividade envolvendo essas histórias com o objetivo de chamar a atenção do estudante para a adaptação de algumas histórias, sobretudo os contos de fadas, que são inspiração permanente no universo da literatura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O aluno poderá criar atividade semelhante à desenvolvida por Lena Lois em seu livro Teoria e prática da formação do leitor (2010, p. 152). Veja a seguir.
Chapeuzinho verde, vermelho e amarelo
Objetivo
• Alertar os estudantes para a adaptação de algumas histórias. Sobretudo os contos de fadas, que são inspiração permanente no universo da literatura.
Material
• Livros: Chapeuzinho Vermelho (alguma adaptação da tradição oral); Fita verde no cabelo, de João Guimarães Rosa (Nova Fronteira, 1992); Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque (Ed. Moderna, 2003).
Etapas da atividade
1. Perguntar se os estudantes conhecem a história de Chapeuzinho Vermelho.
2. Pedir um voluntário para contá-la; caso ele consiga contá-la sem esquecer nenhum detalhe importante, o mediador dispensa a leitura do original.
3. Ler as outras versões.
4. Perguntar se eles perceberam que nas três histórias existem elementos indispensáveis e explicar que o que caracteriza as duas obras (Fita Verde e Chapeuzinho Amarelo) como versões é o respeito ao fio condutor.
5. Pedir que eles listem nas três histórias as semelhanças (de personagens e situações) para que eles compreendam melhor.
6. Propor que os estudantes criem uma nova história de “Chapeuzinho”, totalmente diferente das que foram lidas, mas respeitando alguma semelhança.
Sugestão
• Sugerir que eles criem uma Chapeuzinho que vive nos dias atuais. Como seria essa história se ela se passasse hoje? Seria numa floresta? Chapeuzinho se deixaria enganar pelo lobo? Pedir que eles desenhem essa Chapeuzinho nova.
As atividades envolvendo os contos de fadas visam o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade, criatividade, sentimentos e emoções, empatia. O conto de fadas faz parte do grupo da literatura fantástica, sendo uma das primeiras histórias, que inicialmente, tinham o propósito de encantar os adultos, posteriormente as crianças.
Atividade envolvendo os contos de fadas
Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas, envolvendo os contos de fadas, correspondem a:
- leitura do conto e reescrita do mesmo, ou seja, o aluno vai contar, através da escrita, a história que escutou;
- após a apresentação de um conto de fada o aluno deverá usar a arte para representa-lo, podendo ser uma pintura ou escultura;
- a partir dos contos de fadas os alunos devem criar um poema;
- a turma poderá ser dividida em grupos e cada grupo será responsável por adaptar um conto de fada para a interpretação, ou seja, através do teatro.
Conheça alguns dos famosos contos de fadas
Entre os contos de fadas mais famosos estão:
- A bela adormecida
- A bela e a fera
- João e Maria
- Pinóquio
- O patinho feio
- O gato de botas
- Rapunzel
- O pequeno polegar
São diversos contos, sendo que os mais famosos foram criados por Charles Perrault, Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm.
Saiba mais sobre os contos de fadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/47891798
https://brainly.com.br/tarefa/51641441
https://brainly.com.br/tarefa/27326135
#SPJ2