Psicologia, perguntado por alineninaaraujoy6ygn, 1 ano atrás

São as condições históricas presentes na sociedade e na cultura na qual o sujeito está inserido que possibilitam que ele vivencie a infância, a adolescência e a idade adulta de determinada maneira. Para Leontiev (2004) e Elkonin (1987), cada estágio de desenvolvimento é caracterizado por certo tipo de relação da criança com a realidade. Isso é o que os autores denominam de atividade principal ou atividade-guia. Quanto a esse conceito, tais autores entendem que atividade-guia é aquela que reorganiza os processos psíquicos da criança, em uma dada fase do desenvolvimento, que impulsiona o desenvolvimento do indivíduo. definida como o entrecruzamento entre pensamento e linguagem. aquela para a qual a criança dedica a maior parte do seu tempo. a atividade de estudo/atividade de trabalho. sempre a mesma em cada período do desenvolvimento, independentemente da cultura na qual o sujeito está inserido.

Soluções para a tarefa

Respondido por isaacpereira78ou4yst
0
O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego. 

O Id, instinto primitivo, bastante destacado em crianças é a forma irracional da mente que faz as pessoas agirem de forma impulsiva e irracional, ou seja, é a forma de ação e reação onde a pessoa se expressa sem ao menos pensar. Como dito anteriormente, o Id é bastante visto em crianças porque essas agem irracionalmente, por exemplo, quando uma criança deseja um brinquedo não pensa duas vezes antes de cair no chão e espernear até que o responsável faça sua vontade. É a manifestação do Id.

O Ego, denominado equilibrador das forças irracionais e racionais, age sempre pressionado pelo Id e pelo Superego cabendo a ele a dosagem entre as vontades liberadas pelo Id e entre as limitações liberadas pelo Superego. É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regular suas ações e reações. 

O Superego, denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas conseqüências. A partir de suas influências, busca através do Ego reprimir o Id para que nenhuma ação e reação sejam realizadas irracionalmente. 

Tal divisão acima citada foi uma remodelação feita entre 1920 e 1923 para distinguir o inconsciente do consciente. 
Perguntas interessantes