Sabemos que, embora o conceito de herói tenha sofrido modificações ao longo do tempo, o herói, geralmente, é aquele personagem modelo, que reúne em si todos os atributos necessários para superar, de forma excepcional, um determinado problema.
De acordo com a leitura dos textos acima e com as notícias que escutamos no dia a dia, nossa sociedade enfrenta um problema muito sério: o preconceito. Ele pode ser notado nas mais diferentes esferas: política, social, racial. Ele está presente em todo lugar!
A Literatura tem muitos poderes e um deles é o de transformar o mundo. E, se você pudesse, por meio de uma narrativa, contar uma situação em que um personagem tenha sido vítima de preconceito e pode ser “salvo” por um herói? Essa será a sua tarefa!
Para organizar melhor as suas ideias e seu texto, antes de iniciá-lo, preencha o quadrinho abaixo. Além de fazer parte da pontuação de sua prova, ele o ajudará a estruturar melhor a sua narrativa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
não sei não sei não sei não sei não sei não
Eu já sofri preconceito por conta da minha idade e por eu ser mulher, e vou contar essa história a vocês. Eu estava no meu trabalho, como sempre ajudando meu chefe e meus colegas de trabalho, pensava que era considerada uma boa empregada por fazer meu trabalho direito, mas estava enganada. Eu trabalhava de atendente em uma loja, boa parte do tempo escutava homens dando em cima de mim, mas não ligava muito já que estava ali pra fazer meu trabalho. Mas um certo dia um homem passou dos limites, quando fui contar ao meu chefe oq aconteceu, sabe qual foi sua resposta?
- E qual o problema, você é uma moça jovem e bonita, e trabalha como atendente por sua beleza, pra chamar atenção, não pq você é boa no que faz, até pq você é muito nova pra saber trabalhar no que trabalha.
Me enfureci, pensei em me demitir, mas precisava daquele trabalho pra pagar minhas contas, então tudo oq eu simplesmente podia fazer era deixar a situação quieta. 1 ano se passou, e eu pensei que ninguém nunca mais tocaria no assunto, mas como as paredes tem ouvidos, a notícia se espalhou e continuava se espalhando, até chegar nos ouvidos do dono da loja. Um certo dia enquanto estava no meu trabalho o dono da loja chegou e me chamou para a sua sala, quando entrei lá estava ele, o meu chefe, que disse não tinha capacidade para o meu trabalho, tudo oq passava pela minha cabeça era que eu ia ser demitida, mas não. Oq aconteceu foi que eu fui promovida a chefe e o homem que disse que eu não tinha capacidade foi demitido. Eu simplesmente agradeci, mas antes de sair da sala meu chefe disse:
- Jamais deixe as pessoas diminuírem você, quando aceitei que você trabalhasse na minha loja foi pq eu sabia que você tinha potencial, não pq era bonita. E msm depois de um ano continuou a me impressionar com suas habilidades, você tem um grande futuro pela frente.
O preconceito foi por ela ser jovem e bonita, e o herói foi o dono da loja.
Desculpa pelo texto grande, foi o meu melhor.
Bons estudos ;)