Saúde, perguntado por camilaalvestga, 1 ano atrás

Sabe-se da importância do conhecimento da anatomia e das variações anatômicas existentes entre os condutos radiculares dos diferentes elementos dentais na arcada e entre indivíduos diferentes. No entanto, existem regras gerais de acesso ao conduto radicular, que proporcionam um direcionamento e facilitam o procedimento clinico

Discorra sobre as regras de acesso, pontos de eleição e formas de contorno e conveniência para os molares, tanto superiores quanto inferiores:

Soluções para a tarefa

Respondido por marciopinto0316
66

O acesso à câmara pulpar é obtido com brocas diamantadas esféricas de alta rotação, como as 1014 ou 1016. Sua escolha vai depender do tamanho e formato do dente, bem como da sua condição de integridade coronária inicial.

Durante o acesso à câmara pulpar, é preciso manter a broca no sentido do eixo longitudinal da raiz, para evitar perfurações ou desgaste desnecessário da estrutura dental, e, uma vez acessada a câmara pulpar, tem-se que perceber a sensação de “cair no vazio”.

Quando a estrutura coronária está preservada, ou a lesão de cárie está fora do eixo longitudinal do dente, por exemplo, na porção cervical da superfície vestibular da raiz, o ponto de eleição é o local a partir do qual se começa a desgastar a coroa do dente, para garantir que a perfuração esteja no teto da câmara pulpar e no longo eixo radicular, evitando desgastes excessivos e desnecessários, e garantido o acesso ao(s) conduto(s).

Para os incisivos e caninos superiores e inferiores, este ponto de eleição é de 2 a 3 mm incisal à área de cíngulo, na porção central da face lingual ou palatina, seguindo o longo eixo da raiz.

Já para os pré-molares e molares, o ponto de eleição deve ser o centro da superfície oclusal, sendo que em molares superiores deve ser ligeiramente deslocado para o centro da fossa mesial, que é onde está localizada a câmara pulpar.


Respondido por vanessafonntoura
1

Sobre as regras de acesso, os pontos de eleição e formas de contorno, devem ocorrer por meio de brocas adiamantadas 1014 ou a 1016.

Ao usar as brocas é importante considerar que existem fatores de estruturação durante esse procedimento e podem afetar diretamente o acesso sendo eles:

  • tamanho;
  • forma;
  • integridade.

Cabe-se lembrar que o canal radicular tem como responsabilidade a função do dente em que um dos fatores é a ligação que ocorre no canal do dente.

Ao considerar os fatores deve-se entender o uso das brocas de baixa rotação, mas podem causar um efeito colateral apresentado pela sensibilização que devido da vibração.

Saiba mais sobre o conduto radicular em https://brainly.com.br/tarefa/19502364

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas interessantes