Ed. Física, perguntado por silviosilva110ozf69l, 1 ano atrás

Resumo Sobre O Sistema Digestório Para o Trabalho De Educação Física
Com Tópicos E Resumos

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandalimavie
2

 sistema digestório pode ser divido em duas partes, elas chamadas de trato digestório e órgãos digestórios.O trato digestório é composto por:Boca, Faringe,Esôfago,Estômago,Intestino delgado,Intestino grosso,Reto,Ânus.É pela boca que os alimentos irão entrar, dando largada para o sistema digestório começar a realizar sua função.


Respondido por Batata1128
6
ESTRUTURA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Após uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar às células. No entanto, a maioria deles não as atinge diretamente. Precisam ser transformados para, então, nutrir nosso corpo - isso porque as células só conseguem absorver nutrientes simples. Esse processo de "Quebra" das moléculas complexas recebe o nome de digestão.
A digestão acontece no sistema digestório, que é formado por um tubo e glândulas anexas

TUBO DIGESTÓRIO
O tubo digestório é composto dos seguintes órgãos:boca, faringe, esôfago, intestino delgado e intestino grosso.

BOCA
A boca é a parte do tubo digestório que se comunica com o exterior. Nela se encontram a língua e os dentes, estruturas anexas relacionadas à mastigação dos alimentos.

FARINGE E ESÔFAGO
A faringe é um canal comum às vias digestórias e respiratórias, ligando a boca ao esôfago. A faringe participa do processo de deglutição.
O esôfago é um tubo musculoso que mede cerca de 25 cm e está localizado entre a faringe e o estômago. As contrações musculares do esôfago empurram o alimento em direção ao estômago.

ESTÔMAGO
O estômago tem o formato de uma bolsa. É uma dilatação do tubo digestório; um órgão muscular revestido internamente pela "MUCOSA GÁSTRICA" - membrana que apresenta glândulas especiais produtoras de suco gástrico, composto principalmente de água, muco, enzimas e ácido clorídrico. O ácido clorídrico mantém as condições ideias de "Ação" das enzimas e ajuda a destruir alguns microrganismos presentes nos alimentos.
O estômago se comunica com o intestino delgado por um orifício musculoso chamado "pilaro".

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado é um tubo com cerca de 2,5 cm de diâmetro e cerca de 5,5 m de comprimento. Apresenta-se dobrado sobre si mesmo, o que lhe permite ficar acomodado no abome
O intestino delgado é composto de três partes:
O duodeno, com cerca de 25 cm;
O jejuno, com um pouco mais de 2 m;
O íleo, com aproximadamente 3 metros de comprimento.
Na parte interna do tubo no intestino delgado, háa glândulas que produzem o suco intestinal, ou entérico, assim como músculos prolongamentos denominados vilosidades intestinais.

INTESTINO GROSSO
O intestino grosso mede cerca de 1,5 m de comprimento e 6 cm de diâmetro.
Ele é composto de três partes principais:
Ceco: ele tem a forma de um saco com cerca de 6 cm;
Colo: é a maior parte do intestino grosso;
Reto: é a parte final do intestino grosso; termina com o canal anal, que se comunica com exterior por meio da abertura denominada ânus
O esfíncter é um músculo localizado ao redor do ânus, que controla a passagem das fezes.
O apêndice está localizado na primeira porção do intestino grosso. Ele não tem função digestiva. Apresenta, no entanto, tecidos produtores de células que atuam na defesa do organismo.

GLÂNDULAS ANEXAS
As glândulas anexas - as salivares, o fígado e o pâncreas - estão ligadas ao tubo digestório e produzem substâncias imprescindíveis à digestão

GLÂNDULAS SALIVARES
As glândulas salivares produzem a saliva (composta de água, na maior parte, muco e enzimas) conduzida por canais. Situam-se anexo à boca existem três pares de glândulas salivares: parótidas, submandibulares e sublinguais

FÍGADO
O fígado, situado na cavidade abdominal, é a maior glândula do corpo humano. produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar e conduzida ao intestino, no duedeno, por meio de um canal denominado ducto colédoco. O fígado também armazena a sintetiza nutrientes e converte substâncias tóxicas em inofensivas ao organismo.

PÂNCREAS
O pâncreas, da mesma forma que o fígado, situa-se na cavidade abdominal, junto do estômago e dos intestinos, ele realiza funções importantes, como a produção do suco pancreático que atua na digestão. O pâncreas produz também hormônios como a insulina, responsável pela regulação de quantidade de glicose (açúcar) no sangue.
Perguntas interessantes