resume;
A dança afro brasileira foi originada a partir da dança das tribos africanas e apresentou crescimento durante o período colonial no Brasil, quando era praticada pelos escravos. ... A presença da dança tornou-se ainda mais rica por meio das religiões afro-brasileiras e de rituais tribais
As mais populares são a capoeira; congada; jongo; maracatu e samba de roda.
A dança afro-brasileira no contexto do presente projeto, pode ser entendida como uma contribuição para a recuperação da cultura brasileira como forma de despertar a identidade social do aluno para a construção da cidadania, além de promover uma maior interação social e fazê-lo participar do processo de ensino
***********************************************************
A música tradicional da África, dada a vastidão do continente, é historicamente antiga, rica e diversificada, com diferentes regiões e nações da África tendo muitas tradições musicais distintas. A música na África é muito importante quando se trata de religião.
Muitos gêneros de música popular como o blues, jazz, salsa, zouk e rumba derivam em graus variados de tradições musicais da África, levadas para as Américas por africanos escravizados. Esses ritmos e sons foram posteriormente adaptados por gêneros mais recentes, como rock e rhythm and blues.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brincar: Cobrinha
Duas pessoas, sentadas no chão, seguram as pontas de uma corda bem comprida. Elas começam a fazer um movimento de cobrinha com a corda no chão, as crianças da fila começam a pular a cobrinha e a cantar a música abaixo. De vez em quando a dupla que movimenta a corda levanta a cobrinha do chão. Gerando um desafio para as crianças que passam e pulam pela corda.
Versinho:
A cobrinha, a cobrinha não tem pé
A cobrinha, a cobrinha não tem mão
E como é que ela faz para subir
No pézinho de limão?
Ela se estica,se encolhe seu corpo é todo mole.
Ela se estica,se encolhe seu corpo é todo mole.
Vai limãozinho,vai vai limãozinho,
vai limãozinho,vai vai limãozinho.
Para ouvir, música da “Cobrinha” clique aqui.
Para brincar: Dança das cordas
Enquanto duas crianças batem ou giram a corda, outras duas pulam, mas de um jeito um pouquinho diferente: o desafio é dançar enquanto saltam. Elas precisam fazer passinhos ou até trocar de lugar com parceiro que está pulando. A ideia é ser bem criativo e continuar pulando a corda sem errar.
Para brincar: Cordinha
Duas crianças batem ou giram a corda, enquanto uma terceira criança pula e diz: “cor-di-nha.” Cada sílaba dita corresponde a um pulo. Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante. Quem está pulando não pode pisar na corda.
Para brincar: Ovo
Duas crianças batem corda enquanto uma outra participante pula, cantando a música abaixo.
Para a parte “O ovo caiu no chão”, quem está pulando deixa cair algo (uma pedrinha pequena, ou uma bolinha pequena de pano, por exemplo).
No verso seguinte, “Agora vou apanhar”, e ela tem que pegar o objeto. Após, quando canta “E vou me mandar”, precisa sair da corda sem
A música tradicional da África, dada a vastidão do continente, é historicamente antiga, rica e diversificada, com diferentes regiões e nações da África tendo muitas tradições musicais distintas. A música na África é muito importante quando se trata de religião.