ENEM, perguntado por ViniciosCaldas6886, 11 meses atrás

Responda ao que se pede. a) Qual é a relação entre o "sistema de filosofia" do "Humanitismo", tal como figurado nas Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e as correntes de pensamento filosófico e científico presentes no contexto histórico-cultural em que essa obra foi escrita? Explique resumidamente. b) De que maneira, em O cortiço, de Aluísio Azevedo, são encaradas as correntes de pensamento filosófico e científico de grande prestígio na época em que o romance foi escrito? Explique sucintamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por kindzieram
9

Resposta:

a) O Humanitismo, sistema filosófico destinado a arruinar todos os outros, segundo Quincas Borba, é uma crítica satírica às correntes filosóficas e científicas da segunda metade do século XIX, como o Evolucionismo e o Positivismo. Segundo Quincas Borba, a sobrevivência dos mais aptos é a força propulsora de todos os fenômenos humanos, daí a guerra ser uma calamidade conveniente e a fome, uma provação. A máxima filosófica de Humanitas é “Vida é luta” e, desse combate, apenas os mais fortes saem vencedores, selecionando-se os aptos à vida, o que remete à teoria evolucionista de Darwin. Além disso, o Humanitismo satiriza o Positivismo, segundo o qual o conhecimento científico é a única forma de saber verdadeiro, isto é, apenas os métodos científicos são válidos, desconsiderando-se crenças religiosas ou superstições.

b) O Cortiço é apontado como exemplo bem acabado do Naturalismo, escola literária a que pertence, o que se percebe pela incorporação do pensamento filosófico e científico da época. Essa filiação é notada pelo respeito ao Darwinismo, que colocou em destaque a análise “biologizante” do comportamento humano, vista nas constantes referências à zoomorfização, às imagens escatológicas, na concepção do homem como prisioneiro dos impulsos sexuais e também no predomínio do mais apto, como é o caso de João Romão. Já o Experimentalismo, doutrina segundo a qual uma narrativa deveria servir de instrumento para a comprovação da tese de seu autor, dá-se, por exemplo, na história de Jerônimo como prova de que o meio seria capaz de comandar a natureza humana. Por fim, enxerga-se a vinculação ao Determinismo, segundo o qual a personalidade do homem seria dirigida por fatores como raça, meio e momento. Em algumas ocasiões O Cortiço obedece a essa doutrina (Rita Baiana, como mestiça, seria “natural mente” leviana), em outros momentos a subverte (João Romão e Jerônimo, ambos brancos, portugueses e da segunda metade do século XIX, encontram destinos opostos).

Perguntas interessantes