Renascimento é o nome que se dá ao movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas. Sobre este movimento podemos afirmar que
a)suas bases eram proporcionadas pela corrente filosófica do humanismo e antropocentrismo, que descartava as ideias medievais, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade;
b)foi um movimento de alguns artistas que se diferenciava da nova forma de vida adotada na época por uma parcela da sociedade, e que era combatida nas obras de arte.
c)foi uma cópia da Medievalidade, pois se utilizava dos mesmos conceitos aplicados da mesma maneira à uma nova realidade;
d)com forte base cristã rompeu completamente com os princípios racionais da época, o que levou às perseguições realizadas à época pelo Santo Tribunal da Inquisição da Igreja Católica e a queima de várias obras filosóficas e literárias em praça pública.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A.
O Renascimento, que foi um desenvolvimento do Humanismo, defendia que a dignidade humana era inviolável e não poderia ser "negociada", sendo contra as execuções e guerras em nome da religião e os sofrimentos humanos em prol do "plano divino".
Defendendo os valores greco-romanos (como a liberdade pensamento, participação civil na política, o prazer e a beleza), pretendiam reformar a sociedade em que viviam, fundando uma nova, que fosse mais adequada ao modo como viam a sociedade ideal.
Resposta:
Alternativa correta letra - a) suas bases eram proporcionadas pela corrente filosófica do humanismo e antropocentrismo, que descartava as ideias medievais, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade.