História, perguntado por Jeanzs, 1 ano atrás

Relate as idéias e as teorias dos pensadores:

a-) Galileu Galilei
b-) Francis Bacon
c-) Renê Descartes
d-) Isaac Newton
e-) Mostesquieu
f-) Immanuel Kant
g-) Voltaire
h-) Rousseau
i-) Dênis Diderot
j-) Jhon Locke
k-) Adam Smith
l-) Lavoisier
m-) Lewonhoec​

Soluções para a tarefa

Respondido por haillacristine
0

a) Galileu Galilei-> Galileu  vai  rebelar o aristotelismo escolástico. Como mostra Koyré, a importância dada por Galileu à Matemática provém de uma forte influência platónica, que se tinha já feito sentir na Antiguidade em Arquimedes.   Contestando os dogmas da Igreja àcerca da filosofia natural, fundamentalmente assentes na autoridade indiscutível de Aristóteles, Galileu  pretendia investigar a Natureza directamente, com base nos dados fornecidos pelos sentidos, isto é,  na observação e  na experiência empírica.

b) Francis Bacon-> Defendia que a obtenção dos fatos verdadeiros se dava através da observação e experimentação (regulada pelo raciocínio lógico).

Propôs a classificação das ciências em três grupos: Ciência da Imaginação (poesia), Ciência da Memória (História) e Ciência da Razão (Filosofia).

c) Renê Descartes-> Acreditava na existência de uma verdade absoluta, incontestável. Para atingi-la desenvolveu o método da dúvida, que consistia em questionar todas as ideias e teorias preexistentes.

d) Isaac Newton-> Famoso por sua "Lei da gravitação universal", enunciou ainda as Leis do Movimento. Descreveu os fenômenos óticos: cor dos corpos, natureza da luz, decomposição da luz.

Desenvolveu o cálculo diferencial e integral, importante ferramenta matemática utilizada em diversa áreas do saber. Foi ainda, o primeiro a construir um telescópio de reflexão, em 1668.

e)Mostesquieu-> Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito às leis. Defendia a divisão do poder em três: Executivo, legislativo e Judiciário.

f) Immanuel Kant-> Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.

g) Voltaire-> Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação). Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo. Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político. Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia. Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas ideias influenciaram muito nos processos da Revolução francesa e Independência dos Estados Unidos.

h) Rousseau-> Defendia a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

i) Denis Diderot-> Importância da Ciência como principal motor do desenvolvimento e progresso humano; A política deve se incumbir de eliminar as diferenças sociais; A religião deve ficar restrita ao campo de formação do comportamento humano. A tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico das nações. Foi um crítico do Absolutismo e do poder e influência da Igreja na sociedade.

j)Jhon Locke-> Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes.

k) Adam Smith-> A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII.

l) Lavoisier-> Ao longo de sua vida, ele propôs a Lei de Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier, a qual mostrava que, nas reações de combustão, as massas de todas as substâncias envolvidas permaneciam inalteradas. Hoje essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

m) Lewonhoek-> A invenção do microscópio, atribuída a Galileu, foi na verdade fruto do aperfeiçoamento realizado pelo naturalista holandês Antony van Leeuwenhoek, que o utilizou na obser vação de seres vivos. Dotado de apenas uma lente de vidro, o microscópio primitivo inventado pelo pesquisador permi tia aumento de percepção visual de até 300 vezes e com razoável nitidez.

Espero ter ajudo

Perguntas interessantes