redija um texto dissertativo-argumentativo que contenha entre 5 e 10 linhas e que mostre estratégias que podem ser utilizadas para evitar a disseminação das Fake News
Soluções para a tarefa
As notícias falsas ou fake news são um problema na sociedade atual, pois fazem o público crer em algo inexistente, o que pode atrapalhar as suas vidas.
Faça o seu desenvolvimento em tópicos, apresente o conceito breve de fake news. Mostre exemplos.
Depois disso, apresente pontos para acabar com as Fake News que seriam sempre checar a fonte da informação, verificar a existência daquele site, se é de renome.
Existem sites próprios que identificam se uma notícia é falsa ou não.
Abraços!
Resposta:
Sem prejuízo de responsabilidades civis, administrativas, podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem divulga como quem compartilha a notícia falsa sem checar a fonte.
O problema maior é a questão do “dolo” (vontade livre e consciente de produzir um resultado) para tipificação dos crimes – daquelas modalidades que envolvam infrações penais dolosas – (isto quando não se exigir o dolo específico para tanto), mas restando em regra, claramente que, o agente sabia da falsidade da informação ou que assumiu o risco, para os casos que se admitirem o dolo eventual, poderá incorrer em infrações penais por divulgar ou compartilhar ‘fake news’.
Isso sem falar em eventuais infrações penais por divulgar ou compartilhar ‘fake news’ que admitam a culpa – em que pese na prática ser de difícil visualização.
Implicações práticas da desinformação, advindas das ‘fake news’
A desinformação gerada pela “fake news” pode gerar efeitos nefastos, desde causar pânico social, desgastes políticos, linchamentos, difamações, calúnias, injúrias e culminar até em guerras entre nações.
Implicações criminais, advindas das ‘fake news’
Sem a pretensão de esgotar, envidaremos esforços para analisar todas as possíveis condutas em tempo de coronavírus (COVID-19), seja sob a ótica das “fake news”, quer seja sobre o aumento abusivo de valores de produtos por empreendedores e de descumprimento de determinações das autoridades sanitárias e legais.
Explicação: