redação de 12 linhas tema: as pessoas dos tempos das caverna
Soluções para a tarefa
Homens das cavernas são tipicamente retratados como vestindo peles de animais desgrenhados e capazes de pintar em cavernas como seres humanos modernos do último período glacial. Anacronicamente, eles são mostrados simultaneamente armados com pedras ou tacos de osso de gado que também são pedras, ininteligentes e agressivos, se expressando em grunhidos sem sentido, caçando mamutes com uma lança, quase sempre usando um porrete de madeira pesado na mão, passando por um ambiente hostil ("bestas ferozes", erupções vulcânicas, elementos desencadeados etc.) e apropriando-se de uma mulher nocauteando-a e arrastando-a pelos cabelos. O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).
A cultura popular também representa frequentemente homens das cavernas como vivendo com ou ao lado de dinossauros, embora os dinossauros não aviários tenham sido extintos no final do período cretáceo, 66 milhões de anos antes do surgimento da espécie Homo sapiens.
A imagem deles vivendo em cavernas decorre do fato de que as cavernas são onde a preponderância de artefatos foi encontrada nas culturas europeias da Idade da Pedra, era mais provável que as cavernas fossem locais de reuniões religiosas ou abrigos temporários, e não os locais de residência dos chamados "homens das cavernas". Se eles realmente passaram a maior parte do tempo se movimentando e construindo abrigos temporários, é correto que pouquíssimas evidências nesse sentido tenham permanecido até hoje. Até o último período glacial, a grande maioria dos homininis não vivia em cavernas, sendo tribos nômades de caçadores-coletores que viviam em uma variedade de estruturas temporárias, como tendas e cabanas de madeira (por exemplo, em Ohalo ). Suas sociedades eram semelhantes às de muitos povos indígenas modernos. Porém, algumas genuínas habitações em cavernas existiam, como no Monte Carmelo, em Israel.