Raquel dividiu o número 17 pelo número 3 em uma calculadora e obteve, no visor, o resultado 5,6666667. Sérgio fez a mesma divisão na sua calculadora e obteve o resultado 5,6666666. Na dúvida sobre os resultados obtidos, Raquel e Sérgio consultaram o professor Paulo que respondeu, corretamente, que
A) a calculadora de Raquel deve estar quebrada e, por isso, marcou o último algarismo como 7.
B) ambas calculadoras apresentaram resultados aproximados, sendo que a de Sérgio cometeu o menor erro em relação ao resultado correto.
C) ambas calculadoras apresentaram resultados aproximados, sendo que a de Raquel cometeu o menor erro em relação ao resultado correto.
D) a calculadora de Sérgio deve estar em base não decimal e, por isso, marcou o último algarismo como 6.
E) ambas calculadoras apresentaram resultados aproximados porque o quociente entre 17 e 3 é um número irracional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Infelizmente, tenho que enviar em anexo. A plataforma não aceitou que enviasse a resolução. Onde estão os palavrões? Me poupe. Veja a mensagem no último anexo.
Os resultados obtidos por Raquel e Sérgio são corretos, porém a calculadora de Raquel possui o menor erro, sendo a letra "C" a alternativa correta.
Arredondamento
O arredondamento matemático é uma convenção matemática que faz uma aproximação de um número com vírgula para uma casa decimal mais próxima, onde as regras a seguir são:
- 1 até 4: arredonda para baixo;
- 5: mantém o algarismo;
- 6 até 9: arredonda para cima.
Ao fazer a divisão na calculadora a Raquel obtém uma dizima periódica, onde o último algarismo arredonda para a casa decimal mais próxima. Esse arredondamento aconteceu devido a calculadora ter um limite de caracteres, não expressando todo o número pois é infinito.
Aprenda mais sobre arredondamento aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/42690129
#SPJ2