Questões como “o que esse quadro significa, o que ele representa?” são possíveis apenas se não se é capaz de ver um quadro em toda a sua verdade, apenas se automaticamente se entende que uma imagem não mostra precisamente o que ela é. É como acreditar que o sentido implícito (se há algum) tem mais valor do que o sentido evidente. Não há sentido implícito nas minhas pinturas, a despeito da confusão que atribui significado simbólico à minha pintura. Como alguém pode gostar de interpretar símbolos? Eles são substitutos úteis tão-somente para uma mente incapaz de conhecer as coisas elas mesmas. Um devoto da interpretação não pode ver um pássaro; ele o vê apenas como um símbolo. (MAGRITTE, René. In. SYLVESTER, David. Magritte. New York: Harry Abrams, 1992, p.77.)
Coisas visíveis podem ser invisíveis. Se alguém cavalga por um bosque, a princípio o vemos, depois não, contudo sabemos que está lá. Em Le Blac Seing, a amazona oculta as árvores e estas ocultam-na. Todavia os nossos poderes de pensamento abrangem tanto o visível quanto o invisível - eu faço uso da pintura para tornar os pensamentos visíveis. (MAGRITTE, René. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2018).
MAGRITTE, René. Le Blanc Seing. 1965. Disponível em Acesso em: 08 out. 2018.
Em algumas expressões artísticas (Arte Futurista, Arte Cinética, Op Arte, Happenings, etc.) o movimento é o objeto de estudo do artista plástico. No caso de Le Blanc Seing de Magritte, o movimento protagoniza a cena jogando-se com a representação visível e invisível.
Considerando a representação do movimento no quadro e as declarações de Magritte, julgue os itens a seguir.
I. Os recortes no cavalo foram um recurso para induzir, sugerir, evidenciar e representar, em obra de arte bidimensional estática, o movimento da passagem atrás das árvores.
II. Criou-se, no plano bidimensional, uma ilusão que aparenta ou retrata uma faceta do ambiente real. No entanto, a imagem não suscita nenhum outro sentido implícito, somente o sentido evidente do movimento por trás das árvores.
III. A pintura expõe três tipos de movimentos: movimentos reais (cavalgada), sugestões de movimentos (cavalgada atrás das árvores) ou ilusões (recortes no cavalo) para representar movimentos, a fim de abranger tanto o visível quanto o invisível da passagem da amazona pelas árvores.
IV. Nas representações artísticas, tempo e movimento andam juntos. A sequência de eventos em sucessão e mudança na exposição do quadro acima concede maior duração ao movimento, especialmente se a mesma exposição retratasse apenas um aspecto, o visível ou o invisível. Logo, consequentemente, é possível conceber também um alongamento temporal da ação.
É correto o que se afirma em
A)
I, II e III, apenas.
B)
I, II, III e IV.
C)
III e IV, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
II,III E IV
não tenho certeza que é correto
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás