QUESTÃO A Os modos de articulação das consoantes são diferentes dos modos de articulação das vogais. Para entendermos os parâmetros utilizados pelos foneticistas, verificamos que eles distinguem as consoantes entre si em qual se origina o ponto de articulação, respeitando o trato onde os sons são produzidos. Outro parâmetro adotado, refere-se ao modo de articulação, que leva em consideração o grau de obstrução à passagem do ar na produção dos sons consonantais oferecendo: consoantes que envolvem obstrução total à passagem do ar no trato, devido a uma constrição muito severa no interior do trato – como é o caso de [p] – e outras consoantes que envolvem uma obstrução parcial à passagem do ar, a exemplo de [s]. Mediante a esse contexto, como se classificam os modos de articulação oclusiva, nasal, vibrante, tape, fricativa e lateral, das consoantes quanto às suas posições?
Soluções para a tarefa
Podemos classificar os modos de articulação da seguinte forma:
Articulação Fricativa: Nessa classificação a pronúncia de um som, é gerada pelo movimento da passagem de ar, que costuma ser mais estreito.
Articulação nasal: Nesse caso, na hora da pronúncia o som é produzido pela liberação de ar pelo nariz na hora da fala.
Articulação oclosiva: É entendida como a produzida quando a passagem de ar encontra na boca um obstáculo e sai pelo nariz na hora da pronúncia, muitos chamam esse movimento de explosão.
Articulação tape: O som é gerado pelo obstáculo gerado entre a ponta da lingua em um encontro com o trato.
Articulação lateral: o vácuo existente na zona lateral da língua na boca, faz com que o ar passe por esse espaço, emitindo um som.