Questão 6- Ao longo dos séculos, diversos eventos contribuiram para a formação do território brasileiro. Os acordos internacionais, a instalação de indústrias e a implementação de unidades de conservação são exemplos de eventos, que a todo, momentos, reorganizam o território. Sobre a formação do território brasileiro assinale V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas. Em seguida reescreva de maneira correta as frases falsas.
( ) As capitanias eram lotes que se estendiam do litoral em direção ao interior, limitados pelo Tratado de Tordesilhas (1494), eram doadas aos donatários, que deveriam torná-las produtivas.
( ) Os laços comerciais entre Portugal e Espanha favoreceram a abertura dos portos brasileiros ao comercio mundial.
( ) As pressões sofridas pela Inglaterra dificultou manter o trabalho escrevo, o que gerou para o Brasil a proibição do tráfegos de escravos em 1860 e a abolição da escravidão em 1888,introduzindo-se assim a mão-de-obra de imigrantes.
( ) Durante o período colonial, os rios foram importantes vias de navegação, possibilitando o reconhecimento e a expansão do território, além do escoamento e abastecimento de mercadorias.
( ) Além da cafeicultura, outras atividades econômicas tiveram destaque no Brasil. Como o Látex, na Amazônia, o que gerou muita riqueza. Atividades agropecuárias no Nordeste, principalmente com o cultivo do algodão, do fumo e do cacau.
( ) Indiretamente, o café possibilitou a concentração das atividades industriais na cidade de São Paulo. Na virada do século XIX para o século XX a cidade de São Paulo tornou-se o principal centro
econômico nacional.
Qual pude mim ajudar
Soluções para a tarefa
Sobre a formação territorial do Brasil, os acordos internacionais e implementação de indústrias temos a seguinte sequência:
V - V - V - F - V - F
(V) As capitanias eram lotes que se estendiam do litoral em direção ao interior, limitados pelo Tratado de Tordesilhas (1494), eram doadas aos donatários, que deveriam torná-las produtivas.
(V) Os laços comerciais entre Portugal e Espanha favoreceram a abertura dos portos brasileiros ao comercio mundial.
(V) As pressões sofridas pela Inglaterra dificultou manter o trabalho escravo, o que gerou para o Brasil a proibição dos tráfegos de escravos em 1860 e a abolição da escravidão em 1888,introduzindo-se assim a mão-de-obra de imigrantes.
(F) Durante o período colonial, os rios foram importantes vias de navegação, possibilitando o reconhecimento e a expansão do território, além do escoamento e abastecimento de mercadorias.
(V) Além da cafeicultura, outras atividades econômicas tiveram destaque no Brasil. Como o Látex, na Amazônia, o que gerou muita riqueza. Atividades agropecuárias no Nordeste, principalmente com o cultivo do algodão, do fumo e do cacau.
(F) Indiretamente, o café possibilitou a concentração das atividades industriais na cidade de São Paulo. Na virada do século XIX para o século XX a cidade de São Paulo tornou-se o principal centro econômico nacional.
Durante o período colonial, as expedições para o interior do Brasil, eram realizadas a cavalo, ou seja, os rios, embora importantes, não tinham tamanho potencial de navegação para isso, alguns forma usados, a exploração no geral foi a cavalo.
O café possibilitou a chegada de indústrias em São Paulo, mas na virada do século XIX para o século XX, Rio de janeiro ainda era a maior potência econômica do Brasil, foi no meio do século XX que São Paulo começou a se desenvolver além do Rio de janeiro.