Português, perguntado por perguntador99999, 7 meses atrás

QUESTÃO 4
Leia os textos que seguem.

TEXTO 1

Então, estamos dizendo que o racismo estrutura as relações raciais no Brasil. Uma estrutura presente antes mesmo de nós termos nascidos. No Brasil é comum entrarmos em restaurantes e não encontrarmos nenhuma pessoa negra no local – nem como garçom ou garçonete. Quem vai a shopping terá dificuldade de encontrar uma vendedora de lojas negra. Isso, vale frisar, em um país com 54% da população negra. Ou seja, o racismo estrutura a sociedade e, assim sendo, está em todo lugar.

VEIGA, Edison. "O racismo estrutura a sociedade brasileira, está em todo lugar", diz Djamila Ribeiro. Disponível em:Acesso em: 28 jan. 2021 (adaptado). Formação Sociocultural e Ética I. Unidade IV. Unicesumar: Maringá, 2021.

TEXTO 2

Diante de tais inquietações, Rifiotis (2012) destaca que a experiência da alteridade, que aparentemente é fácil, revela-se complicada na prática, especialmente por conta de julgamentos e sensos que conformam nosso etnocentrismo, que remetem à avaliação de aspectos diversos a partir da cultura de quem julga, ou seja, minha percepção como métrica para balizar o quanto todas as demais são adequadas, corretas ou justificáveis.

GIMENES, Éder R. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.

A partir da leitura e interpretação dos textos, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. De acordo com o texto 1, o racismo estrutura a sociedade e as relações raciais no Brasil.
II. É possível afirmar que o Brasil vivencia a experiência da alteridade no que diz respeito às questões raciais.
III. O racismo é um exemplo de como a alteridade, aparentemente fácil, pode se mostrar complicada na prática.
IV. O etnocentrismo ocorre quando a percepção de quem julga é utilizada como métrica para o quanto outras culturas são corretas.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.

Alternativa 2:
V, V, V, V.

Alternativa 3:
F, V, V, F.

Alternativa 4:
V, V, F, V.

Alternativa 5:
V, F, V, V.


lrlennert: Se só analisar os textos acredito que seja a alternativa 5... V.F.V.V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Luiz200127
103

Resposta:

Alternativa 5: VFVV

Explicação:

I. De acordo com o texto 1, o racismo estrutura a sociedade e as relações raciais no Brasil.

está no texto I

II. É possível afirmar que o Brasil vivencia a experiência da alteridade no que diz respeito às questões raciais.

há muito que se progredir

III. O racismo é um exemplo de como a alteridade, aparentemente fácil, pode se mostrar complicada na prática.

texto II

IV. O etnocentrismo ocorre quando a percepção de quem julga é utilizada como métrica para o quanto outras culturas são corretas.

texto II


querenvedovelli: Coloquei VFVV
tnsdjsSEP: De forma alguma o Brasil vivencia a experiência da alteridade no que diz respeito às questões raciais. Ainda estamos MUITO longe disso. Concordo, VFVV
gianecborghesan: também coloquei vfvv
yuuschwarz: Estou em dúvida, ou VVVV - VFVV
lrlennert: "Após a implantação da Constituição Federal de 1988, os movimentos negros frisam mudanças em favor de seus direitos de igualdade. Abrindo espaço para a construção da Lei 7.716/893".
lrlennert: Acredito que todas as alternativas estão corretas...
adribelaz: o papel aceita tudo , mas a realidade é outra , estamos muito longe ainda da tal "alteridade " e não é só na questão racial não , acontece com idosos , homossexuais , pobres e tudo o que julgamos pelo nosso etnocentrismo como correto ou não ,acredito que ainda se vai longe a evolução .Então p/a resposta correta seria V/F/V/V .
lusilv: vfvv pois II. É possível afirmar que o Brasil vivencia a experiência da alteridade no que diz respeito às questões raciais.
lusilv: a ll esta errada pois o brasileiro não possui alteridade, ele n se coloca no lugar do outro.
ninautcollege: COM CERTEZA VFVV
Respondido por nickinvalidu
64

Resposta:

V F V V

Explicação:

I. De acordo com o texto 1, o racismo estrutura a sociedade e as relações raciais no Brasil.  ( é o tema central do texto 1 )

II. É possível afirmar que o Brasil vivencia a experiência da alteridade no que diz respeito às questões raciais. ( Ainda é uma Utopia, vivemos um Etnocentrismo dominante )

III. O racismo é um exemplo de como a alteridade, aparentemente fácil, pode se mostrar complicada na prática. ( Vale entender o significado de ALTERIDADE, "designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas." LOGO  a teoria se opõe a prática !!)

IV. O etnocentrismo ocorre quando a percepção de quem julga é utilizada como métrica para o quanto outras culturas são corretas. (  quando julgamos a cultura alheia tomando como base nossos valores, conhecimentos e tudo aquilo que nos leva a crer que nossa postura é a mais correta )

Sendo assim  V,F,V,V


fernandapaulosouza: obrigado amigo, estava confundindo as palavras. graças a sua explicação vi que estava errada.
pdvarejo68: Questão ll fala em EXPERIÊNCIA (tentativa) e não em uma constatação...eu por exemplo estou tentatando melhorar acada dia, e vocês, não?!
nickinvalidu: De certa forma você tem razão, mas eu não acredito que estejamos vivenciando uma experiencia, talvez apenas no papel, na pratica é totalmente diferente...
paulobay2015: também cheguei a mesma concussão.
angelamrodrigues: pensei que todas eram verdaeiras, mas a questão da ""experiência ""me deixou com dúvida
tnsdjsSEP: De forma alguma o Brasil vivencia a experiência da alteridade no que diz respeito às questões raciais. Ainda estamos MUITO longe disso.
gerlanio54: Vem tendo grande relevância a alteridade no Brasil... Vemos no futebol... Quando há casos, pode ter certeza que rola processo e até prisão.... Não vamos descartar essa visão.
Perguntas interessantes