História, perguntado por pachecorayandra, 9 meses atrás

QUESTÃO 2. (PAEBES). A imagem abaixo
mostra ingleses
em Esfinge Egito (Africa),
século. XIX:

Esta imagem mostra que a política imperialista europeia fundamentou-se na:

a) Diplomacia amistosa, pois as nações europeias buscaram uma relação amigável com as nações africanas.

b) Diplomacia do canhão, uma política colonizadora na África conseguida pela força.

c) Diplomacia pacífica, uma política de paz.

d) Diplomacia humanitária, uma política solidária aos problemas africanos.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferreiradossantossil
21

Resposta:

No século XIX os ingleses não estavam interessados em criar colônias que produzissem gêneros agrícolas, como fizeram entre os séculos XVI e XVIII, ...  Mais

Respondido por lhjpmf
0

Após a independência das colônias americanas e a Segunda Revolução Industrial na Europa, criaram-se demandas econômicas e políticas para uma expansão europeia para outros territórios, em busca de supremacia militar e matérias-primas. Isso resultou na colonização da África e da Ásia, processo de intensa violência contra os nativos e suas culturas, como mostra a imagem. Portanto, a resposta correta é a letra B.

Neocolonialismo

Com a ascensão política da burguesia no século XIX e a intensa competição entre países europeus por matérias-primas e desenvolvimento bélico e industrial, criou-se uma necessidade de expansão europeia para a África e Ásia, territórios que ainda não eram explorados intensamente pelos europeus.

Assim, ocorreu a exploração e dominação desses territórios durante o final do século XIX. Se antes a presença europeia na África, por exemplo, estava contida a uma estreita faixa litorânea, a partir de meados dos anos 1800 essa presença se interiorizou, submetendo povos e culturas diversos. Denominamos esse processo de neocolonialismo, para diferenciá-lo da colonização do continente americano.

Entenda mais sobre neocolonialismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1963574

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes