QUESTÃO 1
Desde o século XIX, tem-se debatido constantemente sobre como produzir conhecimento histórico. Várias escolas de pensamento historiográfico sucederam-se com visões conflitantes sobre como escrever a história, sobre quais tipos de fontes devem ser privilegiadas, sobre como se interpretar tais fontes e seus conteúdos.
LEIA atentamente as afirmações abaixo sobre as diversas formas de escrever a história:
I. A história tradicional e historicizante é aquela em que o historiador é apenas um sujeito passivo, que se limita a descrever a sucessão de fatos e eventos, não produzindo uma reflexão sobre estes dados;
II. A história tradicional procurava recuperar a história a partir dos fatos descritos em documentos, na maioria das vezes, apenas documentos oficiais;
III. A história metódica radicaliza a história tradicional, procurando afastar a possibilidade de influências das teorias filosóficas sobre a história, sendo também chamada de escola positivista da história, pois o historiador tem que se colocar numa posição de neutralidade, não podendo dar o mínimo de subjetividade ou mesmo de posicionamento pessoal sobre a história ser contada;
IV. A escola dos Annales abandonou a história institucional e política, porque seus pesquisadores acreditavam que não fazia mais sentido procurar compreender a história e o homem a partir desta perspectiva;
V. O objetivo da escola dos Annales era estudar a atividade humana na história de maneira global, considerando até os mínimos detalhes, enfocando assim o homem em seu aspecto econômico e social e estabelecendo um diálogo com as demais áreas do conhecimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
aternativa 5: I, II, III, IV e V
Explicação:
I - a história tradicional e historicizante é aquela em que o historiador é apenas um sujeito passivo, que se limita a descrever a sucessão de fatos e eventos, não produzindo uma reflexão sobre estes dados.
II - Normalmente procurar recuperar a história a partir dos fatos descritos em documentos, na maioria das vezes, apenas documentos oficiais.
III - a história metódica que é uma característica a parte da história tradicional, mas que radicaliza a sua forma de ser, quando procura afastar a possibilidade de influências das teorias filosóficas sobre a história.
IV - os pesquisadores afirmavam que a história de sua época constituía-se na história do poder e que não era suficiente para conter a primeira guerra mundial, por esta razão e outras, abandonaram a história do campo político, porque se o estado prometeu mas não cumpriu as suas funções, não faria mais sentido procurar compreender a história e o homem a partir desta perspectiva.
V - para os seus fundadores o objetivo deve privilegiar toda a atividade humana, considerando até os mínimos detalhes. Deve analisar o homem em seu aspecto econômico e social, e estabelecer um diálogo com as demais áreas do conhecimento.
Ao considerar sobre conhecimento histórico, a alternativa mais indicada é a OPÇÃO 5.
Aspectos relacionados com conhecimento histórico
O conhecimento histórico está relacionado, de maneira geral, com a obtenção de informações a partir dos acontecimentos da vida em geral determinando situações que se tornam uma regra relacionada com certo país ou realidade.
Neste sentido, quando se pensa no conhecimento histórico existem diferentes possibilidades quanto ao papel do historiador neste tipo de processo com características como as seguintes:
- Tradicional: historiador é passivo fazendo somente a descrição dos eventos e fatos. Não há nenhuma reflexão quanto ao que ocorreu em determinado período;
- Metódica: busca associar a história enquanto ciência afastando a sua interações com teorias filosóficas ou, ainda, com artes diversas como literatura;
Com o avançar da sociedade, as formas relacionadas com a produção de conhecimento histórico foram modificadas obtendo detalhes que ajudam a explicar determinado momento não apenas por meio de documentos oficiais, como ocorria na técnica tradicional.
À medida que algumas situações surgiam, como a globalização e conflitos mundiais, as formas relacionadas com a produção do conhecimento histórico também era modificada por meio de questões como a combinação de:
- Aspectos políticos e de Estado;
- Aspectos econômicos e sociais;
- Abordagens relacionadas com outras áreas de conhecimento fora da História.
Para saber mais sobre conhecimento histórico: https://brainly.com.br/tarefa/37901342