Questão 1/5 - Elementos de Processo Penal “O CPP, em seu art. 69, estabelece que um dos determinantes para a competência jurisdicional é a prerrogativa de função (inciso VII). Isso quer dizer que a competência jurisdicional também pode ser determinada – firmada, fixada ou alterada – em razão do reconhecimento de prerrogativa de função (ratione personae), isto é, em virtude da atribuição que é legalmente estabelecida para o regular e válido desenvolvimento das atividades vinculadas a um cargo público.” (RAMIDOFF, Mário Luiz. Elementos de Processo Penal. Curitiba: InterSaberes, 2017.) São pessoas que têm foro diferenciado em razão de prerrogativa de função: I. Técnico judiciário de Tribunal de Justiça estadual. II. Presidente da república. III. Deputados estaduais. IV. Ministros do Supremo Tribunal Federal. É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
As alternativas II, III e IV estão corretas.
I – FALSO. Não há foro privilegiado para os técnicos judiciários dos tribunais de justiça.
II – VERDADEIRO. O Presidente da República é julgado pelo Supremo Tribunal Federal, assim como os ministros do governo, deputados federais, entre outros.
III – VERDADEIRO. Os deputados estaduais são julgados pelo Tribunal de Justiça.
IV – VERDADEIRO. Os ministros do Supremo Tribunal Federal também são julgados especialmente conforme sua função, pela própria corte.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás