Questão 03 - Leia a seguinte passagem, que relaciona o regramento
democrático ao desenvolvimento de uma prática social baseada na razão:
"A democracia representa exatamente a possibilidade de se resolverem, através do
entendimento mútuo, e de leis iguais para todos, as diferenças e divergências
existentes em nome de um interesse comum. As decisões serão tomadas por
consenso, o que acarreta persuadir, convencer, justificar, explicar. Anteriormente,
havia a imposição, a violência, a obediência. A linguagem, o diálogo e a discussão
rompem com a violência na medida em que todos os falantes têm, no diálogo, os
mesmos direitos (isegoria): interrogar, questionar, contra-argumentar. A razão se
sobrepõe à força".
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein.
Rio de Janeiro: Zahar Ed.1998. Adaptado.
Considerando a passagem acima, analise as seguintes afirmaçõe
Soluções para a tarefa
Considerando o texto que relaciona o regramento democrático ao desenvolvimento de uma prática social baseada na razão, é correto o que se afirma em:
b) I e II apenas.
I. VERDADEIRO - O surgimento de todas as formas de manifestação cultural, entre elas a filosofia, a arte e a narrativa histórica deve ser entendido a partir do contexto social e histórico no qual determinada sociedade está imersa.
II. VERDADEIRO - O alvorecer da filosofia, no mundo antigo, teve como motivação o desenvolvimento de uma vida social democrática, mais voltada à harmonia e conciliação de interesses diversos, o que requeria o uso do argumento racional.
III. FALSO - O processo democrático na Grécia antiga inaugurou a obediência ao poder de todos e para todos e isso se refletiu no surgimento de um pensamento racional que, embora fosse inovador, continuava prisioneiro de uma visão autoritária de sociedade.
Toda a vida cultural da Grécia antiga desenvolveu-se estreitamente vinculada aos acontecimentos das cidades-Estados, as "polis", como organizações políticas, fortemente atreladas às suas peculiaridades, suas tradições, seus deuses e heróis.
Na língua grega, "polis" era, ao mesmo tempo, uma expressão geográfica e uma expressão política, designando tanto o lugar da cidade quanto a população submetida à mesma soberania.
Desse modo, a tradição considera que o ponto inicial da investigação científico-filosófica ocidental, teria começado com os primeiro filósofos-políticos e dos filósofos-legisladores, cuja vida e cuja obra desenvolveram-se em íntima conexão com os destinos da "polis".
Bons estudos!