Quest.: 1
1.
A fala das crianças as evidencia como atores sociais nos seus mundos de vida. Por esse motivo, alguns autores evidenciam a necessidade de reconhecer a competência dos discursos infantis. Que ideias fundamentam essa tendência de ouvir as crianças?
As ideias de criança como pessoa completa, competente, curiosa e criativa, com direito a ser ouvida e atendida nas suas necessidades específicas.
As ideias de que, como potenciais adultos, elas têm capacidade analítica e a partir disso podem se desenvolver.
A ideia de que as novas perspectivas das crianças ainda não as definem como competentes para dar sua opinião em muitos contextos.
A ideia de que interagir e produzir cultura requer uma legislação específica para a infância, que está em vias de criação.
As ideias de criança como pessoa em desenvolvimento que em breve poderá se expressar sobre qualquer temática que lhe diga respeito.
Quest.: 2
2.
A educação é um direito da cidadania conquistado por meio de muitas lutas e pressões sociais. Como direito social, o que é necessário para a garantia, na prática, do direito à educação?
Que existam mais impostos para que seja possível atender a todas as pessoas que dependem da educação.
Que a sociedade se una em prol da educação, constituindo práticas de multiplicação e proteção à criança.
Leis mais duras, pois as que existem são vagas e inaplicáveis na prática.
Que o Estado seja atuante, de modo que o direito se materialize para todas as pessoas.
Que as pessoas saiam às ruas constantemente, pois o direito ainda não está garantido.
Quest.: 3
3.
Crianças pobres e ricas, negras e brancas recebiam tratamento diferenciado nos séculos XIX e XX. Tal postura se refletiu no tipo de educação que era oferecida e nos espaços nos quais ela se desenvolvia. A esse respeito, qual a diferença existente, nesse período, entre a creche e a pré-escola?
A pré-escola atendia às classes favorecidas e a creche tinha caráter assistencial, para os pobres.
Ainda não havia creche ou pré-escola nesse período.
Só existia creche nas empresas, para permitir as funcionárias a trabalhar. Classe média e alta educavam os filhos em casa pelas mães.
A pré-escola atendia as crianças mais pobres e tinha caráter educativo enquanto a creche era para as de classe mais favorecida, com caráter assistencial.
Creche e pré-escola atendiam a todas as crianças, indistintamente.
Quest.: 4
4.
Na época do Brasil República não houve queda no índice de mortalidade infantil. Qual foi a medida tomada para melhor atender a criança?
A revogação das leis para os menores, pois prejudicavam as crianças na época.
A indicação de que as crianças não fossem atendidas em instituições para evitar a propagação das doenças.
A criação do Movimento Higienista, com o objetivo de que a criança sobrevivesse às epidemias e aos maus tratos.
A criação da alimentação gratuita nas escolas, garantindo ao menos duas refeições para as crianças.
A criação de escolas para todas as crianças, pois passaram a atender 100% da população infantil nas instituições escolares
Quest.: 5
5.
Após a independência do Brasil houve um aumento da criminalidade. Qual foi a consequência disso para a infância?
Criação de centros de detenção por tipos de crime e faixas de idade.
Adultos e crianças infratoras recebiam o mesmo tratamento, eram encaminhadas para o mesmo local.
Passaram a proteger mais as crianças.
Com o declínio da natalidade as crianças passaram a ter mais espaço para brincar e se desenvolver.
Aumentaram o número de escolas para tentar reduzir a criminalidade infantil; mo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Questão 1°
Resposta = AS IDEIAS DE CRIANÇA COMO PESSOA COMPLETA, COMPETENTE, CURIOSA E CRIATIVA, COM DIREITO A SER OUVIDA E ATENDIDA NAS SUAS NECESIDADES ESPECÍFICAS...
QUESTÃO 2°
Resposta =
Que o Estado seja atuante, de modo que o direito se materialize para todas as pessoas.
Questão 3°
Resposta =
A pré-escola atendia às classes favorecidas e a creche tinha caráter assistencial, para os pobres.
Questão 4°
Resposta =A criação do Movimento Higienista, com o objetivo de que a criança sobrevivesse às epidemias e aos maus tratos.
Questão 5°
Resposta =
Adultos e crianças infratoras recebiam o mesmo tratamento, eram encaminhadas para o mesmo local.
1) A alternativa correta se apresenta em: as ideias de criança como pessoa completa, competente, curiosa e criativa, com direito a ser ouvida e atendida nas suas necessidades específicas.
A base para uma formação educacional ampla e inclusiva, deve valorizar a criança como um agente do saber em construção, ou seja, auxilia-la a ser a parte pilar do processo educacional.
Mais sobre o EJA:
https://brainly.com.br/tarefa/13635080
Sobre a educação infantil na prática:
Por isso, a educação infantil tem grande importância assim como o ensino fundamental e médio, pois é nessa fase que ele é introduzido na rotina escolar, no processo de aprendizagem e socialização.
2) A alternativa correta está em: Que o Estado seja atuante, de modo que o direito se materialize para todas as pessoas.
Segundo as políticas nacionais de educação a estrutura de avaliação da LDB na educação básica parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado.
Mais sobre o AEE:
https://brainly.com.br/tarefa/14323591
3) A resposta correta está em: A pré-escola atendia às classes favorecidas e a creche tinha caráter assistencial, para os pobres.
Por isso, a pré-escola e a educação básica como um todo, devem ter a a inclusão é um fato dentro do espaço escolar, pois apesar das normas de cada instituição, os alunos precisam vivenciar o processo de socialização, sendo a instituição escolar um local chave para esse entendimento durante a formação.
Mais sobre o projeto inclusivo:
https://brainly.com.br/tarefa/23797274
4) A alternativa correta está em: A criação do Movimento Higienista, com o objetivo de que a criança sobrevivesse às epidemias e aos maus tratos.
Por isso, o movimento higienista, parte do pressuposto que a saúde deveria se relacionar com elementos como a higienização dos espaços, a alimentação, bem como a reeducação alimentar para evitar o uso de elementos com toxinas fato que prejudicou diversas nações quando a medicina ainda não estava evoluída.
Mais sobre o ppp:
https://brainly.com.br/tarefa/2555746
5) A alternativa correta está em: Adultos e crianças infratoras recebiam o mesmo tratamento, eram encaminhadas para o mesmo local.
Entender a criança enquanto um ser em desenvolvimento só foi se tornar uma perspectiva viável a partir do século XX onde perspectivas inclusivas passaram a entender a criança a dividindo, sendo a maioridade penal a partir dos 18 anos uma das medidas para que adultos e crianças infratoras não recebessem mais o mesmo tratamento, e não fossem encaminhadas para o mesmo local.
Sobre infância:
https://brainly.com.br/tarefa/24208738