Ed. Física, perguntado por dauhmello, 1 ano atrás

quero um texto do esporte enquanto fenômeno social e político tem um papel relevante na integração das pessoas na construção de uma sociedade mais humana seus igualitária dia do esporte na Dora proposição de uma intervenção social por meio de prática desportiva​

Soluções para a tarefa

Respondido por Dudaaaa18
6

   O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

   O fenômeno esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.

   Enfatizaremos também a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar do mundo ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.

   Destacaremos de forma sucinta como se dá a inserção do esporte na vida das pessoas, bem como seus aspectos positivos e negativos. Deste modo, passaremos a observar de forma reflexiva como acontece a competição exacerbada no esporte de alto rendimento. Analisaremos ainda a influência do sistema capitalista e socialista em suas respectivas sociedades. Assim sendo, o sistema capitalista trará como reflexo ao esporte a questão da comercialização e industrialização, alienando assim o pensamento das pessoas.

O esporte como fenômeno social

   Primeiramente é importante que se tenha em mente o conceito de esporte. Tubino (1999) afirma que o esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros. É importante destacar também o papel social que o esporte desempenha na vida da humanidade. Quem compartilha desta idéia é Martins et al. (s/d) enfatizando que a prática do esporte envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas. Observamos em Almeida; Gutierrez (2009) que o esporte é uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Portanto, observa-se que o esporte envolve todas as camadas, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal.

   Ao se referir no esporte escolar, Martins et al. (s/d) ressalta que as crianças aprendem que entre elas e o mundo existe os outros e que para a convivência social precisam obedecer regras de convivência. Neste sentido, as crianças aprendem a conviver com vitórias e derrotas e vencer através do seu esforço.

   Em contrapartida percebe-se que o esporte possui um cunho social de extrema relevância e que o mesmo faz parte da cultura brasileira. Neste sentido Tubino (1999) nos lembra que o esporte é uma manifestação da cultura física, portanto está intrínseco à Educação Física. Assim, por meio do esporte o indivíduo poderá desenvolver capacidades diversas como: física, motora e cognitiva, além de promover a socialização, o respeito, a cooperação, entre outros aspectos relevantes. Martins et al. (s/d) reforça essa afirmação enfatizando que tais capacidades podem ser apreendidas em uma ou mais instituições sociais, como por exemplo, a família, a escola, o esporte, e ainda através dos meios de comunicação.

   Assim, notamos que o esporte é tido como uma opção de salvação em uma estrutura social excludente. Essa ilusão é imposta através de vários meios, principalmente pela mídia televisiva. Leite (s/d) adverte ainda que nesse contexto, o esporte e conseqüentemente as pessoas passam a serem mercadorias de consumo do capitalismo, visto que crianças e jovens são induzidas cada vez mais cedo pelos pais e dirigentes de clubes a praticarem algum tipo de esporte, devido à ascensão social imediata que este proporciona aos mais habilidosos. Vale ressaltar que as crianças que freqüentam escolinhas de futebol, em muitos casos se tornam adultos frustrados devido esta selecionar somente os mais aptos, uma vez que a prática do esporte profissional implica na hipercompetitividade e no alto rendimento. Isso fica claro em Leite (s/d) quando diz que o dever do esporte é ensinar hábitos saudáveis e valores como o respeito e a cooperação, além de proporcionar a integração entre as pessoas, mas o que vem acontecendo é totalmente diferente em virtude de o esporte estar se transformando em competitividade exacerbada, que é oriundo do esporte profissional.

Perguntas interessantes