História, perguntado por priiiscila1, 1 ano atrás

Quero a origem da tatuagem resumida

Soluções para a tarefa

Respondido por Bianca2107
3

A tatuagem é provavelmente uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultivadas no mundo.

Diversos documentos históricos demonstram que as tatuagens já eram usadas no antigo Egipto, entre 4000 e 2000 a.C., bem como no na China e no Japão há cerca de 7000 anos atrás.

No antigo Egipto, foram encontradas diversas múmias com tatuagens de conteúdo mágico ou médico. Uma delas, de uma sacerdotisa de 2000 a.C, apresenta linhas horizontais e paralelas à altura do estômago, muito provavelmente como uma forma de protecção contra gravidez ou doenças. Outras múmias com o mesmo tipo de sinais foram encontradas no vale do rio Nilo. Segundo os especialistas, as tatuagens em múmias do sexo feminino tinham um efeito cosmético, para realçar seus encantos.

Estas civilizações (Egipto, China e Japão) foram pólos de descobrimento e de comércio, contribuindo assim para a disseminação  das tatuagens o que decerto justificará o facto de bem mais tarde, por volta de 1100 d.C. terem sido encontradas por toda a Ásia, Polinésia e Nova Zelândia.

Existem igualmente registros de que os celtas, os pictos, os vikings, os dinamarqueses, os normandos e os saxões também se tatuavam. Já no continente americano só em 1846 é que um tatuador se estabeleceu em Boston, embora os nativos do continente já usassem uma forma de tatuagem muito antes dessa data.

Nas civilizações menos avançadas, as tatuagens serviam para exprimir o carácter dos indivíduos e para estabelecer a hierarquia entre os elementos duma mesma tribo, quer religiosa quer socialmente. Normalmente as tatuagens referiam-se a marcos da sua vida, desde o nascimento à morte, por vezes representando também características da sua vida social.

Perguntas interessantes