Português, perguntado por cornolendario, 4 meses atrás

Quem usava a força e quem usava o pensamento crítico entre Napoleão e bola de neve no livro a revolução dos bichos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusaluno920
0

Resposta:

Resumo de A Revolução dos Bichos

Orwell nos apresenta a Granja do Solar, uma fazenda que ficava na Inglaterra e pertencia ao senhor Jones, um homem que abusava dos animais e frequentemente os deixava sem comida. Esses animais, que eram em sua maioria galinhas, porcos, cachorros, cavalos, burros, ovelhas e vacas, possuem capacidade de pensar e falar e, então, começam a questionar a realidade que viviam na fazenda. Eles, então, chegam à conclusão – através do discurso de um porco velho, mas de muito respeito, Major – que a culpa de todo o mal que eles viviam era dos humanos.

“O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante. Nosso trabalho amanha o solo, nosso estrume o fertiliza e, no entanto, nenhum de nós possui mais do que a própria pele. […] Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. Praticamente, da noite para o dia, poderíamos nos tornar ricos e livres.”

Major acreditava que todos os animais deveriam ser livres e trabalhar de acordo com a capacidade de cada um, sem alguém para ditar o quanto eles deveriam se sacrificar ou mesmo comer. Foi assim que ele começou a infundir pensamentos revolucionários na Granja do Solar.

Entretanto, Major morre três dias depois e quem decide tocar seus ideias são porcos: Bola de Neve e Napoleão, que organizam as ideias do porco falecido num sistema chamado de Animalismo, que se resumia basicamente a um fato: “quatro pernas bom, duas pernas ruim”. O porta-voz do Animalismo é Garganta, um porco com uma capacidade incrível de persuasão. “Diziam que Garganta era capaz de convencer que o preto era branco”.

A partir disso, os animais se organizam e tudo é discutido entre todos, em assembleias realizadas num galpão. Eles também definem sete mandamentos que serão a base do Animalismo:

Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

Nenhum animal usará roupas.

Nenhum animal dormirá em cama.

Nenhum animal beberá álcool.

Nenhum animal matará outro animal.

Todos os animais são iguais.

Fica também decidido que todos os animais serão alfabetizados, um privilégio de pouquíssimos, até então, e que cada espécie teria o seu tempo de aposentadoria de acordo com sua capacidade e carga de trabalho.

Pois bem, após esses avanços, o senhor Jones um dia bebe demais e esquece de alimentar os animais, o que se torna a gota d’água para tudo o que eles já aguentavam. Uma rebelião tem início e os animais conseguem expulsar o senhor Jones e sua família da fazenda. Fica assim decidido que o casarão onde eles moravam será um museu e a fazenda se chamará agora Granja dos Bichos.

Tudo ia muito bem, com todos os animais felizes por agora verem que o fruto do trabalho deles seria para consumo e enriquecimento próprio, numa fazenda justa e igualitária. Até que os porcos passam a liderar o trabalho dos outros, já que, segundo eles próprios diziam, eram os mais inteligentes e os principais responsáveis pela expulsão dos donos.

Aos poucos, Bola de Neve, Garganta e Napoleão vão adquirindo alguns privilégios. Os animais descobrem que eles passaram a consumir leite e maçãs escondidos, o que errado, afinal, tudo era de todos e para todos. Os porcos se justificam dizendo que são trabalhadores intelectuais e, por isso, precisam de mais nutrientes.

Jones até tenta retomar o controle da propriedade, ao lado de alguns fazendeiros aliados, mas todos acabam expulsos por um contra ataque dos animais. Uma bala passa de raspão em Napoleão, que agora tem uma “ferida de guerra”, e se intitula um herói.

Bola de Neve tem a ideia de construir um moinho, o que desagrada Napoleão. Após uma assembleia, Bola de Neve acaba expulso da Granja por uma artimanha de Napoleão, que se torna o único líder da comunidade.

Respondido por poyota
1

Resposta:

Entretanto, Major morre três dias depois e quem decide tocar seus ideias são porcos: Bola de Neve e Napoleão, que organizam as ideias do porco falecido num sistema chamado de Animalismo, que se resumia basicamente a um fato: “quatro pernas bom, duas pernas ruim”. O porta-voz do Animalismo é Garganta, um porco com uma capacidade incrível de persuasão. “Diziam que Garganta era capaz de convencer que o preto era branco

Explicação:

esse é o texto??


cornolendario: Não era isso mas esse texto ajuda a entender, vlw
poyota: :) eu também não tinha entendido muito bem sua resposta, então coloquei o texto
cornolendario: A minha escola queria uma redação sobre o livro, mas eu não entendi muito bem o que eles queriam dizer com força e pensamento crítico. A pergunta era sobre isso
Perguntas interessantes