Português, perguntado por SrBrunoYT, 9 meses atrás

Quem Somos, América Latina?


Às culturas que aqui já estavam, somou-se a europeia, acompanhada de um processo colonial repleto de violências físicas e simbólicas contra as que aqui viviam (é importante recordar). Isso sem falar da grande quantidade de pessoas trazidas da África, o que foi uma das maiores brutalidades e vergonhas da humanidade: a escravidão massiva e o comércio internacional de pessoas. 

Porém a contribuição europeia é sim, muito grande e valiosa à nossa cultura, pois chegaram também não só colonizadores espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses, mas também, posteriormente, imigrantes alemães, italianos, suíços, entre tantos outros. Também migraram para cá chineses, japoneses, árabes, colocando ainda mais tempero em nossa sopa cultural. 

Em meio a esta mescla de tantas influências, como falar de identidade latino-americana? Melhor nem falarmos dela. Melhor pensarmos plural, nas identidades latino-americanas. Existem muitas semelhanças, porém também profundas diferenças entre países e mesmo entre regiões dentro de um mesmo Estado nacional. Porém o processo político e social dos últimos anos levanta um potente e possível caminho: a unidade na diversidade. A heterogeneidade não tem que ser um problema, pelo contrário, deve ser uma virtude, pois é possivelmente a maior riqueza que temos. 

TAVEIRA, Vitor. Quem somos, América Latina? Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, v. 53, n.453, p. 16, fev. 2015. (Fragmento) 


O argumento que sustenta a tese destacada no texto é o de que 

(A) as culturas dos nativos somaram-se a europeia, formando assim apenas uma cultura. 

(B) a heterogeneidade não deve ser um problema, e sim uma virtude, pois é a maior riqueza de um povo. 

(C) a identidade latino-americana formou-se a partir dos povos que vieram da África e de outros continentes. 

(D) as semelhanças e diferenças existentes entre países e estados podem causar distanciamento entre os povos. 

(E) a violência praticada contra os nativos destruiu a confiança das pessoas que passaram a viver no mesmo país, mas desconfiando um dos outros.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfaDivah
45

Resposta:

A resposta é a letra B. boa sorte.

Perguntas interessantes