História, perguntado por Thalyta3002, 1 ano atrás

Quem era Lincoln Gordon? Qual foi a sua participação no Golpe de 1964?

Soluções para a tarefa

Respondido por ketlyBruna1
53
foi o embaixador dos Estados Unidos no Brasil entre 1961 e 1966 e nono presidente da Universidade Johns Hopkins entre 1967 e 1971.

Quando John Kennedy pergunta ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, se achava “aconselhável” uma intervenção militar no país sul-americano, em outubro de 1963, a resposta que se buscava era menos algo como “sim” ou “não”, mas algo como “quando” e “como”. Tanto que o diplomata afirma que o ideal seria uma “ação rápida”. Gordon acabaria sendo um dos protagonistas dessa história.

A gravação revelada agora pelo jornalista Elio Gaspari, autor da mais completa reportagem sobre o golpe que derrubou João Goulart há quase 50 anos e o regime militar de mais de duas décadas, reforça a tese de que, se não tivesse sido assassinado 46 dias após essa conversa, JFK teria feito o mesmo que seu sucessor, Lyndon Johnson. Ambos recebiam informes constantes de Lincoln Gordon sobre o risco de Jango se tornar um "ditador populista" nos moldes do argentino Juan Domingo Perón.

Perguntas interessantes