Geografia, perguntado por mdudaguimaraesp4s81k, 11 meses atrás

que termos são usados para caracteriza a demarcação do território brasileiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
6

Olá,

Limites de territórios foram necessários a partir da união de estados formando nações, então foram limitadas por linhas imaginárias, as áreas geográfica de cada país, impondo a soberania sobre a superfície. Esses limites foram firmados por tratados e acordos entre as nações envolvidas. Em muitos casos foram delimitadas por elementos naturais, como rios, montanhas, cordilheiras, etc. ou com a construção de um marco artificial.

Cabe então a definição de dois termos não sinônimos: Fronteira e Limite. O termo Fronteira é mais abrangente e refere-se a uma região. Limite é a definição linear e perfeitamente definida. A implantação de limites são processos contínuos e constituídos de quatro fases: Precedentes históricos, delimitação, demarcação e caracterização.

Precedentes históricos são características culturais dos habitantes da região e tratados anteriormente realizados de limitação de área; Delimitação é a correão e estabelecimento de novo tratado; Demarcação é a interpretação das intenções do estudo dos delimitadores, buscando rios, lagos ou outros elementos utilizados na delimitação, para então serem implantados os "marcos demarcadores" ou "marcos principais". Por fim, a Caracterização, que é a necessidade constante de colocar novos marcos delimitantes, por isso ser processo interminável, seja por crescimento de aglomerados urbanos, seja por elementos naturais alterados.

Os limites são caracterizados por Naturais, Limites Geométricos e Artificiais. Limites naturais são Hídricos, os cursos de água ou Orográficos, as montanhas e outros acidentes secos. Limites Geométricos são as linhas Geodésicas e as linhas Geográficas (Meridiano e Paralelos). Os Limites Artificiais são monumentos, geralmente cocados nas fronteiras, assinalando com precisão os locais onde passam as linhas de limites.

O Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas. Nossa fronteiras foram demarcadas em maior parte, com base em características naturais e em menor área, por limites geodésicos e geométricos, assim: 50% por rios; 25% por serras; 5% por lagos e 20% por linhas geodésicas.


Perguntas interessantes