Ed. Física, perguntado por nascimentojulia597, 10 meses atrás

que fatores devem ser considerados, para que tais atletas nao sintam a diferenca de clima e melhore o desempenho?

Soluções para a tarefa

Respondido por M4RY248
40

Resposta:

Segue minha resposta abaixo

Explicação:

O corpo humano tem uma grande capacidade de adaptação aos mais diversos tipos de ambientes. Enquanto populações como os tuaregues vivem em condições de grandes variações de temperatura e baixíssima umidade do ar no Deserto do Saara, os inuítes suportam os ambientes gelados das regiões árticas, onde há neve e gelo praticamente todo o ano.

Com alguma dificuldade, um inuíte seria capaz de se adaptar à vida no deserto (e um tuaregue, à vida no gelo). Mas, para tanto, precisariam de algum tempo até que o corpo começasse a realizar o processo de aclimatação. Trata-se de adaptações hormonais que permitem ao corpo entender as novas funções fisiológicas que deve realizar nas condições climáticas às quais está sendo exposto.

Fatores a ser considerados:

UMIDADE DO AR

Para a prática de esportes, principalmente aqueles ao ar livre, a umidade relativa do ar ideal fica entre 40% e 70%. Quando está muito seco, os atletas podem apresentar sintomas como ardor nos olhos, no nariz e na garganta. Além disso, doenças cardíacas e respiratórias podem ser agravadas.

Já quando a umidade está alta demais, a produção de suor pode ser dificultada, levando ao aumento da temperatura interna do corpo. Como consequência, o atleta se sente mais cansado.

VELOCIDADE DO VENTO

Quase todas as modalidades dos esportes náuticos podem ser profundamente afetadas pela velocidade e direção dos ventos. A competição de vela, por exemplo, é uma das que dependem diretamente desse fator meteorológico. A natação de águas abertas, praticada nos oceanos, mares e canais, é outra modalidade que não pode acontecer se os ventos estiverem fortes demais, provocando ondas muito altas. Isso pode colocar a própria segurança dos atletas em risco.

INCIDÊNCIA DE CHUVAS

Esportes praticados ao ar livre sempre estão sujeitos aos níveis de precipitação. Porém, se houver chuvas intensas ou elas vierem acompanhadas por descargas elétricas, a prova pode se tornar impraticável.

RESSACAS NO MAR

Mais uma vez, estamos falando das modalidades que são praticadas em águas abertas. Na hora de planejar uma prova, é fundamental saber se as águas estarão tranquilas ou agitadas e, também, quais correntes marítimas passam pela zona, sua movimentação e as características de suas águas. Isso garante a segurança dos atletas de esportes como o mergulho com cilindro e em apneia, a natação em águas abertas, o triatlo, a vela e vários outros que são praticados no mar.

TEMPERATURA

Nas baixíssimas temperaturas, como as enfrentadas pelos atletas que disputam os jogos de inverno, deve haver uma preocupação extra com a proteção das extremidades. Mãos, pés, orelhas e nariz precisam ficar protegidos para não terem a circulação sanguínea interrompida.

Já nas altas temperaturas, os atletas devem dobrar os cuidados com a hidratação. Com o calor, a produção de suor aumenta. Como consequência, os competidores devem aumentar a ingestão de água e sais minerais.

(Tentei dar a melhor resposta possível, por isso ficou meio longo, mas pelo menos espero que ajude^^)


saraheyshillafs: MISERICÓRDIAAAAAAAA
Perguntas interessantes