Sociologia, perguntado por gabrielliadrielly, 3 meses atrás

que aconteceu com os partidos políticos na ditadura militar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por leonardovfernandes
1

Resposta: Em 1965, um ano após o golpe militar de 64, foi criado o Ato Institucional nº 2 que extinguiu os partidos políticos até então existentes no Brasil. A partir disso, passaram a atuar oficialmente apenas duas frentes partidárias no país: a Arena, que apoiava o governo dos militares, e o MDB, que englobava a oposição ao regime.

Explicação:

Depois de instaurado o regime militar em 1964, o governo manteve os partidos políticos que existiam no país por um curto período de tempo. Assim, a mudança maior veio em 65 com o AI-2 (Ato Institucional nº 2), que ordenou a extinção desta pluralidade; e a regra que exigia um grande número de senadores e deputados para possíveis novos partidos dificultava a criação destes.

Até 1979, o Brasil viveu o bipartidarismo com o Arena, formado por apoiadores da ditadura, e o MDB, que representava a oposição (que era consentida pelos próprios militares). No início de sua formação, o MDB também enfrentou conflitos internos sobre como seus membros deveriam reagir e se comportar no exercício contra a ditadura. Ao longo do tempo, outros partidos políticos começaram (ou voltaram) a atuar na clandestinidade, contrários ao regime.

Entenda mais sobre como a ditadura militar enxergava a oposição aqui: https://brainly.com.br/tarefa/221450#

Perguntas interessantes