quantos glóbulos polares se formam para originar/ ovocito?
Soluções para a tarefa
A ovogênese é o processo de multiplicação das células germinativas presentes nos ovários, até a formação do óvulo. Esse processo tem 3 etapas: multiplicação, crescimento e maturação.
Na multiplicação, as células germinativas (com 2n cromossomos) sofrem mitoses, aumentando em número e originando as ovogônias. Isso acontece no embrião feminino humano durante o 1º trimestre de sua gestação. Portanto, uma menina já nasce com cerca de 400.000 ovogônias em seus ovários.
No crescimento, cada ovogônia inicia apenas a prófase I da meiose, aumentando em volume pelo acúmulo de sustâncias nutritivas no citoplasma. Torna-se, então, um ovócito primário. Essa etapa vai até o início da puberdade da menina.
Na maturação (que começa no início da puberdade e vai até o climatério), cada ovócito primário termina a 1ª fase da meiose, originando 2 células (com n cromossomos duplicados) de tamanhos diferentes. A menor, que recebe muito pouco citoplasma, geralmente se desintegra sem iniciar a 2ª fase da meiose: é o 1º glóbulo polar. A outra célula que ficou com quase todo o citoplasma é o ovócito secundário; ela inicia a 2ª fase da meiose e forma 2 células (com n cromossomos simples), novamente de tamanhos diferentes pela distribuição desigual de citoplasma: o 2º glóbulo polar (que, geralmente também desintegra) e o futuro óvulo (gameta feminino).
Das cerca de 400.000 ovogônias, apenas 400, em média, completarão essas 3 etapas formando óvulos sendo, normalmente, 1 para cada ciclo menstrual.
Espero ter ajudado.