Quantos átomos de carbono tem em uma molécula de grafite? E quantos tem em uma molécula de diamante?
Soluções para a tarefa
Vamos então dizer-lhe o que distingue o diamante da grafite. Os átomos que os formam são os mesmos, a diferença reside na forma como esses átomos estão ligados uns aos outros. Essas ligações vão permitir que se formem dois materiais com características completamente diferentes e que são usados com objectivos que nada têm em comum.
No caso do diamante, os átomos formam entre si ligações muito fortes (chamadas ligações covalentes), cada átomo forma ligações covalentes com 4 outros átomos de carbono.
No caso da grafite, os átomos de carbono ligam-se entre si também por ligações covalentes, mas cada átomo só está ligado a 3 outros átomos de carbono.
Então, no grafite encontra-se 3 átomos de carbono, e no de diamante 4!!!
Uma molécula de grafite tem cada átomo de carbono ligado a outros quatro átomos de carbono, enquanto o diamante tem cada átomo de carbono ligado a três outros átomos do mesmo elemento.
Carbono grafite x carbono diamante
Ambos os materiais têm estruturas covalentes gigantes, sendo que o arranjo das moléculas é o principal responsável pelas diferenças de propriedades entre essas substâncias.
- Carbono grafite: Forma arranjos hexagonais e resulta num material de baixa dureza;
- Carbono diamante: Forma arranjos tetraédricos que resultam na formação de um material de alta dureza.
Aprenda mais sobre alotropia em: https://brainly.com.br/tarefa/41315035
#SPJ2