Sociologia, perguntado por flavianesuares, 4 meses atrás

Quando pensamos na educação e no seu processo transformador, as possibilidades e oportunidades que surgem ao indivíduo que acessa o conhecimento, destaca-se o educador e filosofo brasileiro Paulo Freire (1921-1997), as suas contribuições são importantes para o trabalho social contemporâneo, para a educação em direitos humanos, a ideia de aprendizagem transformadora é completada e acrescentada pelo trabalho de Freire, que também é frequentemente citado nos círculos da educação intercultural. De acordo como exposto, analise a relação das obras de Paulo Freire e a aprendizagem: I -Paulo Freire, em suas obras, ensinou apenas a alfabetização para crianças e adolescentes e a importância da educação em direitos humanos para esse público. II - Paulo Freire, em suas obras, além de ensinar a alfabetização, ele incentivou os pobres a realizar a participação no processo político, por meio do conhecimento da leitura e escrita. III - Na perspectiva de Paulo Freire, a aprendizagem transformadora leva para a ação e a mudança, um processo que vai além do indivíduo. IV - Paulo Freire, em suas obras, há o vínculo direito entre transformação pessoal e social, além da reflexão crítica como redistribuição de poder. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por liviaabranches
0

De acordo com o que foi exposto na questão podemos afirmar que apenas  as afirmativas da alternativa 5: II, III e IV estão corretas sobre a relação das obras de Paulo Freire e a concepção de aprendizagem.

Paulo Freire e seu método de ensino

Paulo Freire foi um importante educador brasileiro, autor de diversos livros, que durante a década de 1960 desenvolveu e aplicou seu método de alfabetização em Angicos, cidade do interior do Rio Grande do Norte. O seu método foi utilizado para criação de um Plano Nacional de Alfabetização, em 1963.

A metodologia de Freire, que teve como principal foco a alfabetização de adultos, apoiava que para se educar era necessário conectar o conteúdo ensinado ao cotidiano do aluno e suas experiências, para que o mesmo fizesse sentido para o educando. Ele concebia a educação como um diálogo entre aluno e professor, transformando o aluno em um aprendiz ativo.

Seu projeto foi um sucesso, e somente em 1963, ele foi capaz de alfabetizar 300 alunos em um período de 30 dias.

Para saber mais sobre Paulo Freire, leia em: https://brainly.com.br/tarefa/53547745

#SPJ9

Perguntas interessantes