Quando falamos em moléculas e compostos iônicos, a melhor forma de nos referirmos à quantidade é utilizando o conceito de mol. 1 mol de qualquer espécie significa unidades desta espécie. Este número é conhecido como a constante de Avogadro em homenagem ao químico Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro.
Com base nisto, assinale as questões abaixo como verdadeiras ou falsas:
I- ( ) 1 mol de sulfato de cobre corresponde a íons sulfato e íons cobre.
II-( ) 1 mol de amônia corresponde a moléculas de amônia.
III- ( ) Uma amostra contendo átomos de zinco corresponde a 3 mols.
Soluções para a tarefa
I-V, II-V, III-F
corrigido no AVA
Olá,
um mol representa o número de Avogadro, 6,022.10^23. Quando dissemos que temos um mol de moléculas ou íons, queremos dizer que temos essa quantidade, 6,022.10^23, da referida matéria.
Analisando as alternativas:
I) O sal sulfato de cobre tem a fórmula CuSO4. Sua dissociação em solução aquosa ocorre conforme abaixo:
CuSO4 --> Cu²+ + SO4²-
temos então a proporção de 1:1 entre os cátions Cu 2+ e os ânions SO4²-. Sendo assim, cada 1 mol de sal sulfato de cobre, gera também 1 mol de ions cobre e de 1 mol de íons sulfato. Alternativa verdadeira.
II) A amônia é uma molécula de fórmula NH3, diferente do composto iônico, ela não se apresenta na forma dissociada, dizer que se tem 1 mol de amônia, equivale a dizer que se tem 1 mol de moléculas de amônia. Alternativa verdadeira.
III) Nessa alternativa não foi especificado quantos átomos de zinco há na amostra, então não faz sentido dizer que há a correspondência a 3 mols. Alternativa falsa.