Quando alguém escreve um texto, há sempre uma intenção. O autor sabe sobre o que escrever, qual o assunto, o ponto de vista, a tese que está sendo defendida. Mas o mais importante é repassar ao receptor qual intenção há ao se escrever sobre determinado assunto. Imagine que você participa de um grupo de debate sobre textos.
Você, então, é indicado para identificar que gênero de texto está sendo lido e quais são os aspectos utilizados para identificá-lo como pertencente a determinado gênero textual
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA
O texto que está sendo apresentado no debate é do tipo crônica, pois há o relato de uma situação do cotidiano, mas com uma linguagem com emprego de certo lirismo e, também, com a indicação da brevidade do texto e do contexto. A linguagem é simples, são poucos personagens e o objetivo é narrar um episódio do cotidiano com um toque de lirismo. É, portanto, um texto rápido.
O assunto pode ser objeto de mais de um tipo de texto; isso depende da intenção e da situação de comunicação. As características são próprias a cada tipo; mesmo que a mensagem se mantenha, a escolha do tipo de texto vai exigir a presença de características específicas. Logo, de acordo com a intenção, a estrutura do texto se modifica.
Sendo um indivíduo escolhido para determinar sobre que gênero textual se dá este texto da imagem, então responderemos que "A outra noite" se trata de uma crônica.
A crônica apresentada nesta imagem
Este é um texto escrito pelo autor Rubem Braga, que conta a história (ou um relato) de um homem que viajou bastante de táxi e teve uma conversa curta com o motorista.
A crônica é um tipo de gênero textual na qual são abordados acontecimentos do cotidiano. Normalmente, dentro das crônicas apenas acontecem situações do dia a dia mas que revelam alguma informação ou pensamento sobre o autor.
Veja mais sobre as crônicas em brainly.com.br/tarefa/29592032
#SPJ2