Qualquer pessoa que já viu uma onda do mar tem uma noção intuitiva de onda. Contudo, uma onda do mar tem muitas variáveis e acaba confundindo um pouco alguns estudantes. Pense em uma onda como uma perturbação que se propaga. Por exemplo: uma fileira de dominós que é derrubada. Os dominós vão caindo e você vai acompanhando o movimento. Mas qual movimento? Os dominós não andam. Apenas caem uns sobre os outros. Mas essa queda é contínua. Essa queda se propaga. Assim como pessoas num estádio que se levantam e sentam em ordem (formam a ola), tem-se a impressão de que algo se movimenta, contudo é a perturbação (levantar e sentar) que se propaga. Então ondas:
A) São perturbações que se propagam.
B) São perturbações que não se propagam.
C) Não transportam energia.
D) Transportam matéria.
E) Transportam energia e matéria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa A.
Espero ter ajudado!
D) A frequência representa o número de ondas geradas dentro de um intervalo de tempo específico. A unidade Hz (Hertz) significa ondas geradas por segundo.
E) Quanto à sua natureza, as ondas podem ser classificadas em mecânicas, eletromagnéticas, transversais e longitudinais.
Perguntas interessantes
A) As ondas classificadas como longitudinais possuem vibração paralela à propagação. Um exemplo desse tipo de onda é o som.
B) O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional.