ENEM, perguntado por joao3739185, 1 ano atrás

qual seria a nota ,se fosse no ENEM?ta boa ?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mahcosta312
0
Boa noite. Vou citar seus erros, e falar como você pode melhorar. :)
Não é de conhecimento geral que o maltrato contra a mulher é crime, existem homens (geralmente da zona rural), que não conhecem a lei Maria da Penha, por exemplo. "Há uma grande importância denunciar casos de violência" não creio que haja erro, mas, "existe" soaria melhor (meu ponto de vista). Essa frase se encaixaria melhor na argumentação, não na introdução. "...Tendo mais liberdade na sociedade", não entendi. "Amenizando a quantidade de vítimas", essa poderia ser colocada na solução, depois de você falar algo pra sanar o problema.
Na redação você não precisa explicar coisas como o que é a violência física, ou a psicológica, porquê você vai estar falando algo comum, que todas as pessoas sabem e colocam na redação (o ideal é falar algo novo, que demonstre conhecimento de mundo).
"O aumento dos crimes vem aumentando", não repita palavras excessivamente. Mesma coisa que disse anteriormente, fuja do comum. "Por serem alcoolizados", essa frase dá a entender que alguém que deu bebida pro homem, não ele que foi atrás. Poderia ser substituída por "por estarem alcoolizados". No parágrafo de solução você deve citar medidas que devem envolver a sociedade, o governo, órgãos sociais e a União (não todos eles, obviamente). É importante sempre responder algumas perguntas na sua mente quando for fazer a solução, exemplo: "O que vai ser feito?" "Quem vai fazer?" "Como vai fazer?". Outra coisa importante que você tem que levar em conta no texto todo, não generalize. Você pode enriquecer o texto com dados numéricos, fato histórico, citando a raiz do problema, etc. No meu colégio minha professora te daria um 520. Bons estudos, espero ter ajudado.
Respondido por Oppenheimer
2
Cara, a redação do ENEM é avaliada em cima de cinco fatores, que são os cinco critérios de correção:
1 - Domínio da norma padrão da língua
2 - Compreensão do tema e adequação à estrutura padrão dissertativo-argumentativo
3 - Organizar e relacionar informações (coesão)
4 - Argumentação (coerência)
5 - Proposta de intervenção

Você pode pontuar de 0 a 200 em cada uma das competências, obtendo assim a nota máxima de 1000 pontos.

Vamos lá: você usou o tema do ENEM passado, certo? "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Se eu fosse atribuir pontos seguindo o modelo de correção do ENEM, ficaria assim:

Competência 1 - 80 pontos
Essa competência visa avaliar se o candidato domina a norma padrão da língua portuguesa, se ele sabe usar corretamente acentos gráficos, pontuações, vírgulas, aplicar os casos de regência, concordância etc.
Há vários erros nesses quesitos em sua redação: "o aumentos de crimes vem aumentando..." (vêm, com acento circunflexo, pois o termo antecedente está no plural); "há alguns homens que perde a memória..." (perdem, no plural); "presupõe" (pressupõe, com dois s). "... violências psicológica". Plural novamente.

Competência 2 - 80 pontos
Visa a compreensão da proposta de redação (tema), ou seja, avalia se o candidato entendeu o tema e escreveu um texto relacionado a ele. No caso, você entendeu o tema, porém seu texto ficou muito pobre em conteúdo, não há informações/argumentações inovadoras, muito pelo contrário, você escreveu coisas típicas, previsíveis e, mais agravante, genéricas. 

Competência 3 - 40 pontos
Avalia a coesão do texto. Sua redação está muito desconexa, não há relações estabelecidas entre os argumentos. O uso de conjunções auxiliar nessa construção.

Competência 4 - 40 pontos
Avalia a coerência textual. Esse foi o fator que você mais pecou. Aqui conta a maneira como você transmite a mensagem, estabelece conexões e se faz claro na escrita. Está intimamente ligada à coesão.
"Há uma grande importância denunciar casos de violência, tendo mais liberdade na sociedade e amenizando a quantidade de vítimas sofridas". Tenta ler essa frase assim, isolada, e perceba que ela não faz sentido. Aqui a transmissão do que você queria dizer ficou prejudicada.
"Em consequência disso a violência mais afetada é a física...". Também não faz sentido.
"... resultando até mesmo a própria morte". Seria "na própria morte".
"O aumento dos crimes vem aumentando...". Redundância.
"... há alguns homens que perdem a memória por serem alcoolizados...". Novamente você foi infeliz na elaboração da frase.
"... que pressupõe a base da sociedade...". Não entendi o que você quis dizer com isso.
"... e algumas podem ficar depressivas para não denunciar o violentador". Novamente não se fez claro.

Competência 5 - 40 pontos
Aqui é necessário que haja uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução para o problema, e é muito importante que se diga o quê deve ser feito, como será feito e quem será o responsável por fazer. Você disse apenas que devemos agir, mas não diz como, nem quem somos "nós".

Somando tudo: 80 + 80 + 40 + 40 + 40 = 280 pontos.

Então, sem pressão, você deve ver melhor como fazer uma redação para o ENEM. Uma redação melhor. Há dicas, macetes e a própria estrutura da redação que deve ser cumprida. Com o tempo e muito treino as redações que você escrever melhorarão. 

Em anexo há os critérios de correção.

Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes