Geografia, perguntado por HugoFS1, 11 meses atrás

qual o sistema de educação do Canadá ??

Soluções para a tarefa

Respondido por 1SraBeatriz1
3

A Educação no Canadá é altamente descentralizada. O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e/ou ditar regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios do Canadá. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como a idade compulsória no qual crianças e adolescentes são obrigados a frequentar a escola varia de subdivisão para subdivisão.

A escolaridade é obrigatória em todas as províncias/territórios. A idade em que há essa obrigatoriedade varia no país, geralmente iniciando-se aos 5-7 anos, e sendo obrigatória até os 16-18 anos (ou até à conclusão do ensino secundário), o que contribui para uma taxa de alfabetização de mais de 99%. Na maioria das províncias, o inglês é o idioma mais usado. No Quebec, o idioma mais utilizado é o francês. Porém, cada escola, dependendo da comunidade em volta, pode instituir outros idiomas a ser utilizado como principal na escola. Por exemplo, o francês é muito utilizado em escolas localizadas em pequenas comunidades francófonas no oeste canadense (onde a grande maioria da população é anglófona). Porém, o francês é o único idioma que pode ser utilizado como idioma primário nas escolas do Quebec, exceto em algumas comunidades anglófonas em Montreal.

O ensino primário e secundário é gratuito, e em Quebec inclui também o nível colegial ou pré-universitário (CEFEP), que cobra apenas uma taxa mínima de matrícula. Pra maioria dos cursos superiores é paga uma taxa escolar. Os alunos que não tem recursos suficientes para cursar o ensino superior recebem apoio do estado através do Programa de Empréstimo ao Estudante Canadense, garantindo empréstimos e, em caso de aluno de período integral, subsídio. As províncias também tem programas complementares de empréstimos e bolsas de estudo. Em 1991-92, os gastos do governo e das províncias no auxílio à educação ultrapassaram os $ 794 milhões.

Como nos Estados Unidos, as escolas no Canadá em geral são administrados por distritos escolares, cuja jurisdição é coexistente no geral com os limites de uma cidade ou uma outra entidade administrativa. É dever dos distritos escolares administrar as escolas primárias e secundárias, estabelecer orçamentos, recrutar os professores e negociar seus contratos, e formar os currículos escolares (de acordo com as diretrizes da província). Os distritos tem o poder de cobrar impostos dos habitantes vivendo dentro de sua jurisdição. Verbas adicionais podem ser fornecidas pela província. Universidades e faculdades públicas no geral são administradas pela província/território no qual localizam-se. O governo federal envolve-se indiretamente na educação, fornecendo apoio financeiro à educação superior, ao treinamento ocupacional de adultos e ao ensino das duas línguas oficiais, em especial para a segunda língua. Além disso, é responsável pela educação dos aborígenes, dos funcionários das Forças Armadas e seus dependentes e dos presos em instituições federais.

Em 1993, o Canadá gastou $ 54,2 bilhões no ensino, o que representa 8% do seu produto nacional bruto. Tal percentagem está entre as mais altas dentre os países industrializados.

O treinamento dos professores compreende pelo menos 4 ou 5 anos de estudo, requer um diploma universitário e pelo menos um ano para completar o Bacharelado em Educação. Os professores recebem das secretarias provinciais de educação sua licença para ensinar.


Se Nao Quiser Copia Tudo So Pegα As Partes Mais Importantes. βons Estudos

Perguntas interessantes