qual o processo inicial de congelamento de um lago
Soluções para a tarefa
Resposta - Explicação:
à medida que a temperatura da superfície da água vai baixando, a densidade da água na superfície tende a aumentar fazendo com que a água mais fria desça para o fundo. Ao mesmo tempo em que a água mais fria desce, a água mais quente sobe pelo fato de sua densidade ser menor do que a densidade da água fria. A tendência, após algum tempo, é toda a água do lago ficar na mesma temperatura.
Quando a temperatura da água da superfície atinge 4ºC, sua densidade começa a diminuir e a água com temperatura menor do que 4ºC começa a flutuar, pelo fato de sua densidade ser menor do que as águas do fundo. A partir dessa temperatura, a água da superfície continua se esfriando.
Conforme ela vai esfriando, vai se formando uma camada fina de gelo na superfície do lago (rio ou mar), essa camada tende a aumentar, isto é, a ficar mais espessa, com o congelamento de novas camadas de água que estão abaixo dela. Como o gelo possui densidade menor do que a água, ele flutua, fazendo com que essa camada sirva de isolante térmico entre o ar que está com temperatura abaixo de 0ºC e a água que está com 4ºC.
Para que toda a água se congele é necessário que as baixas temperaturas se mantenham por longos períodos, isto é, por muitos meses.