qual o motivo de o controle de temperatura da água ser mais complicado do que o do ar?
Soluções para a tarefa
Temperatura - Por que é importante controlar?
August 24, 2016
Hoje nós iremos falar sobre a importância de controlar a temperatura no aquário, seja de água doce ou marinho. Já escrevi um texto sobre isso com foco nas bactérias porém dessa vez irei fazer uma abordagem mais completa.
A temperatura tem como principal função o controle do metabolismo dos seres vivos do aquário. Com exceção dos golfinhos, baleias e peixes-boi (todos os mamíferos aquáticos), a grande maioria absoluta dos outros seres vivos aquáticos têm sua temperatura do corpo regulada pela temperatura da água. Então o primeiro fator de importância da temperatura é regular o metabolismo dos peixes, crustáceos, moluscos, corais, bactérias e demais organismos do aquário.
Em aquários de água salgada a temperatura entre 24ºC e 28ºC consegue manter um ambiente agradável para a maioria dos animais que vivem bem em aquários. É possível ter uma variedade enorme de peixes e corais nessa faixa de temperatura.
Em aquários de água doce há uma variedade muito maior de temperaturas de aquários. Existem aquários de água com 14°C com kinguios e carpas até aquários amazônicos com águas beirando a 30°C. Geralmente os peixes de água doce, com exceção de kinguios e carpas, não toleram um grande leque de temperatura. Dificilmente qualquer peixe amazônico sobreviveria muito tempo em águas por volta de 15°C.
Uma curiosidade a se notar é que existem muitos mais peixes dulcícolas de águas quentes do que de águas frias. Estima-se que a Amazônia tenha cerca de 3000 espécies de peixes enquanto em todo continente europeu existem apenas 546 espécies catalogadas, segundo órgãos da União Europeia.
A primeira influência direta da temperatura é na alimentação do peixe. Água mais quente, metabolismo acelerado, mais comida. Águe fria, metabolismo mais lento, menos comida. Com esse pequeno detalhe, é que sobra ração em alguns aquários e causa alguns problemas. A pessoa está acostumada a dar uma certa quantidade de ração aos peixes, logo, se a temperatura esfriar, os peixes irão comer menos e o excesso de ração pode começar a se decompor na água prejudicando a sua qualidade. Os efeitos negativos são pequenos se acontecer durante um dia, mas podem se tornar complicados se acontecer algumas vezes seguidas pois podem aparecer algas, fungos e bactérias no aquário.