Sociologia, perguntado por mariaeduardade3254, 5 meses atrás

Qual foi a influência do pensamento filosófico e científico na Grécia antiga a partir do séc. V A.c. visto que influenciou a forma como a sociedade era pensada e como as pessoas se organizavam em comunidade.

A partir do século XVII muitas mudanças ocorreram na maneira que a sociedade era percebida e organizada pelas pessoas que viviam em comunidade. Das zonas rurais até os centros urbanos, a palavra de ordem era sobre a implementação de “mudanças”, mas, quais mudanças significativas foram estas, partindo do fato histórico que ficou conhecido como Revolução Industrial, tendo seu início na Inglaterra. Explique as mudanças de comportamento na sociedade daquela época. Justifique sua resposta. *

Soluções para a tarefa

Respondido por URIHELFF
1

Resposta:

A palavra filosofia tem origem grega e é uma junção das palavras “philos” (amor) e “sophia” (conhecimento), que significa amor ao conhecimento ou, também, amor à sabedoria. Esta palavra foi utilizada pela primeira vez por Pitágoras no século VI a.C., um filósofo e matemático bem conhecido.

Já a palavra filósofo significa o que ama a sabedoria e tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Desde a Antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levaram o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência. Segundo a filosofia, todos os aspectos da cultura humana podem ser objetos de reflexão. A questão central de cada corrente filosófica está inserida na estrutura econômica, social e política de determinado momento histórico.

Como surgiu?

São diversos os fatores históricos que fazem parte do surgimento da filosofia. São eles: a humanização dos deuses gregos, as viagens marítimas, o desenvolvimento de uma economia comercial urbana, a utilização em larga escala da moeda, a criação de um calendário laico, o uso do alfabeto, a atividade política e o surgimento da razão.

A humanização dos deuses gregos se dá pela projeção de traços humanos nas divindades gregas ou a concepção dos deuses à imagem dos seres humanos, o que facilita a autonomia humana em relação à religiosidade, algo que constituiria importante aspecto da especulação filosófica.

No mesmo sentido, atuam as viagens marítimas, que revelam a diferença entre os relatos míticos e as observações geográficas efetuadas. Por conta de sua construção e localização geográfica, a sociedade grega tornou-se um importante centro de comércio e uma potência marítima. Isso fez com que os gregos tivessem contato com outras culturas.

Outro importante fator para a desmitificação da realidade é ao uso de um calendário desvinculado da religião, organizado com base em eventos humanos e regularidades da natureza, como as estações do ano. A economia comercial urbana, a circulação generalizada da moeda e o uso do alfabeto também contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento abstrato.

As cidades-estados gregas, formadas no período arcaico e consolidadas em configurações democráticas ou oligárquicas na época clássica da Antiguidade Helênica (séculos V a.C. e IV a.C.), instituíram uma novidade histórica. Trata-se do surgimento da política, compreendida como corpo cívico no qual os cidadãos, em igualdade de condições, apresentam propostas, debatem e participam diretamente das decisões de sua comunidade.

Explicação:

Perguntas interessantes