História, perguntado por matheusarruda05, 10 meses atrás

Qual foi a importância da filosofia para a sociedade ateniense?

Soluções para a tarefa

Respondido por nayaracm27
3

Resposta:A cidade-estado de Atenas, na Grécia Antiga, foi o local de fundação da democracia. Nela se desenvolveu um intenso comércio marítimo e os principais produtos agrícolas cultivados na época eram o azeite, vinho, trigo e a cevada. A cidade, entre os séculos IX a.C. e VI a.C., foi governada por uma aristocracia onde o poder se concentrava nas mãos do rei. Atenas ficou conhecida por ser uma cidade cosmopolita, “berço” da política, da filosofia e das artes.

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra. Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Esses cidadãos atenienses viviam na pólis, onde se dedicavam à política, à filosofia e às atividades físicas (Olimpíadas). Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos.

Respondido por emilyribeiro88
4

Resposta:

ele foi importante democrata ateniense que permitiu ampliar o leque de possibilidades para os cidadoes menos favorecidos

Perguntas interessantes