Português, perguntado por Meajudaae037, 10 meses atrás

Qual é o enredo do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal?

Soluções para a tarefa

Respondido por RegoPenteado25
6

Resposta:

A sinopse é a seguinte:

"Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais."

Enredo:

Harry Potter vive com os tios Dursley, onde é mal tratado até completar seus 11 anos. É com essa idade que o jovem bruxo começa a receber cartas da escola de Hogwarts. Na noite de seu aniversário Harry é visitado por Hagrid (um ser gigante que trabalha para o diretor de Hogwarts), o qual revela que Harry é filho de bruxos e foi convidado a ingressar na escola de bruxaria. A verdade é toda revelada a Harry Potter, que seus pais foram mortos pelo terrível bruxo Voldemort e que a sua cicatriz era marca da tentativa de assassinato que Harry sofrera.

Harry em seu primeiro ano “escolar” na escola de bruxaria é apresentado a Ronald Wesley e Hermione Granger (seus futuros melhores amigos). Harry é apresentado ao mundo dos bruxos e descobre que é muito famoso por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort.

Após várias aventuras, os garotos juntos descobrem que a pedra filosofal (segundo a lenda tem o poder da imortalidade) está guardada na escola de Bruxaria. Desconfiados que um professor da escola está tentando roubar a pedra, decidem eles mesmos guardarem a pedra. Ao chegarem ao local onde se escondia a pedra filosofal, Harry se reencontra com Voldemort, o qual tomou posse do corpo de outro professor. Porém Voldemort falha em sua missão e foge de Harry que passa a pedra filosofal para o diretor da escola destruir-la.

Explicação:

Harry é um jovem assustado, que está conhecendo a vida dos bruxos pela primeira vez. Sob a perspectiva dele – o menino que sobreviveu – descobrimos juntos um universo completamente novo. 

Passeando pelas ruas de Londres com Hagrid, frequentando locais escondidos dos “trouxas”, perambulamos junto com Harry pelo que seria sua nova vida. A ansiedade só cresce a cada página, pela vontade de entender um pouco mais sobre Hogwarts, feitiços, animais mágicos, transfiguração, a sociedade bruxa e, claro, o motivo de o garoto ter sobrevivido ao Lord das Trevas.

Chegando em Hogwarts, Harry passa pelo Chapéu Seletor e é escolhido pela casa que seus pais já haviam passado: Grifinória. A partir daí, acompanhamos o bruxo iniciante pelos corredores da escola, aprendendo coisas novas a cada dia e vivendo aventuras diferentes. 

Seus amigos mais próximos, Rony e Hermione, trazem divertimento à história. Rony é engraçado, amigo, mas atrapalhado. Hermione é impotente, superinteligente, dedicada, mas um pouco petulante. Harry é assustado, mas corajoso, e a cada dia os três vão criando laços de lealdade e amizade que serão eternos.

Minha opinião:

Parece até redundante fazer uma resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal, por ser uma história tão popular e conhecida há anos. No entanto, vale ressaltar que o livro tornou-se atemporal: se você gosta dos bruxos, provavelmente vai continuar gostando por muitos anos. Se chegando nos 30 eu ainda me divirto e emociono com os personagens, quem dirá uma criança ou adolescente. É entusiasmo na certa.

Perguntas interessantes