Qual é a relação que os sociólogos ambientais veem entre os efeitos destrutivos das tragédias ambientais e a desigualdade entre ricos e pobres nas sociedades?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Qual é a relação que os sociólogos ambientais veem entre os efeitos destrutivos das tragédias ambientais
As relações sociedade-natureza em pauta: a emergência da sociologia ambiental - a sociologia ambiental começa a delinear seus contornos no início da década de 1970. Hannigan (1997) considera como marco o movimento Earth Day 1970, que reuniu milhões de participantes e, à época, foi interpretado como o "dia primeiro" do ambientalismo. A sociologia ambiental poderia ser considerada uma crítica aos fundadores da sociologia pela falta de atenção às bases materiais biofísicas da existência humana. (Buttel; Humphrey, 1982); está na raiz da sociologia ambiental a constatação de que sociedade e natureza devem ser analisadas de forma interligada.
A desigualdade entre ricos e pobres nas sociedades?
Em 2018, rendimento da fatia mais rica da população subiu 8,4%, enquanto os mais pobres sofreram uma redução de 3,2%. Brasileiros que estão no 1% mais rico ganharam 33,8 vezes mais que o total dos 50% mais pobres. a desigualdade de renda no país alcançou patamar recorde dentro da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC), iniciada em 2012. Os números da pesquisa indicam que os pobres ficaram mais pobres e os ricos, mais ricos. O IBGE aponta ainda que o aumento da desigualdade em 2018 tem relação com a crise do mercado de trabalho: em 2018, 35,42 milhões de pessoas estavam no mercado informal, um recorde da série histórica do IBGE.
Explicação: