qual é a razão de as artérias apresentarem paredes bastante elásticas? o que pode ocorrer quando essas paredes se calcificam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
8. Resposta
Detalhes sobre a solução
OCULTAR TUDO
Artérias
As artérias são vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de sangue arterial, ou seja, sangue rico em oxigênio para os órgãos e tecidos de todo o organismo.
Esse sangue sai do coração a partir da contração sistólica do ventrículo esquerdo, que geralmente ocorre sob uma pressão de 120 mmHg. Essa é uma pressão considerada muito alta e ela deve ser assim para garantir que o sangue chegue aos capilares dos tecidos periféricos, como dedos das mãos e pés.
Característica elástica das artérias
Como essa pressão é relativamente alta, as artérias precisam apresentar paredes elásticas para não romperem com o fluxo sanguíneo. Além dessa característica elástica, as artérias têm paredes espessas e formadas por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Embora cada uma tenha sua particularidade, em todas há fibras elásticas.
Calcificação das artérias
Quando ocorre a calcificação das artérias pelo depósito de cálcio elas perdem essa maleabilidade e se tornam enrijecidas. Com isso, há uma maior probabilidade de ocorrer doenças graves como obstrução arterial com consequentes infartos, ou acidente vascular cerebral (AVC).
Vale citar que os principais fatores de risco para a calcificação da artéria são os hábitos de vida não saudáveis, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.
Resposta final sobre vasos
Portanto, é correto afirmar que a razão de as artérias apresentarem paredes bastante elásticas é para receberem o sangue em alta pressão sem causar ruptura ou dilatação do vaso.
Já a calcificação dessas paredes pode levar à ocorrência de casos graves de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Explicação: