Filosofia, perguntado por arthurbizerra6, 4 meses atrás

Qual é a principal diferença no conceito de IDEOLOGIA entre Marx e Gramsci?

Soluções para a tarefa

Respondido por itachinhoZzz
7

Resumo:Â A tese mais difundida sobre a noção gramsciana de ideologia é que ela depende mais de Lênin que de Marx, enquanto é uma concepção neutra e descritiva e não crítica. Neste artigo, demonstra-se que esta tese é falsa. Para chegar a esta conclusão, mostrarei que: A) a noção de ideologia como "falsa consciência" é o resultado de uma simplificação realizada por Engels, e que a noção de ideologia elaborada nos anos 1840 por Marx e Engels é muito mais complexa; B) esta inclui, de fato, a capacidade de substituir de modo imaginário a práxis social real. Enquanto tal, a ideologia implica também que a sua crítica não pode ser um "desvelamento" teórico, mas a construção política, prática de um substituto real deste substituto imaginário; C) a conclusão é que só Gramsci, entre os marxistas, apreendeu a complexidade do conceito de ideologia e o desenvolveu de modo consequente como sinônimo de um processo de constituição de verdade/realidade.


arthurbizerra6: era uma só
arthurbizerra6: mas valeu
itachinhoZzz: ah dscp amigo
itachinhoZzz: eu decidi colocar tudo p ficar mais explicado
Respondido por larissamagrani
4

Para Marx, a ideologia consiste em conceitos cunhados pela burguesia, a fim de manipular e alienar a massa. Para o pensador, a ideologia é, necessariamente, negativa e coisifica o homem, pois o transforma em mero objeto impulsionador do capitalismo, fazendo dessa ideia nefasta hegemônica no mundo.

Segundo Marx, a ideologia emerge das academias e perpassa as instituições, criando uma ideia mascarada do jogo político capitalista, ou seja, ela é pensada para implantar o ideal burguês e liberal na sociedade, passando uma noção falsa de igualdade e liberdade aos indivíduos.

De acordo com Gramsci, por outro lado, a ideologia está associada aos elementos sensoriais e, assim, distingue ideologia historicamente orgânica da ideologia arbitrária. A primeira diz respeito a pensamentos que foram cunhados pela ciência e são positivas para o ser humano; a segunda, por sua vez, precisa ser reformulada e criticada, pois é disseminada pela burguesia sem precedentes científicos.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/19374867

Anexos:
Perguntas interessantes