qual é a política imperial no Brasil sobre a questão dos povos indígenas expressa em cada fonte ?explique
Soluções para a tarefa
A política imperial era de catequizar os indígenas para que eles podessem deixar de ser selvagens.
A princípio os colonizadores tentaram fazer com que os indígenas virassem escravos, rebeldes demais para isso muitos até se matavam para não virar escravos. Então a política imperial decidiu que eles deveriam virar cristãos e abandonar sua cultura.
A população indígena era forçada a ter a mesma fé que os colonizadores e quando não obedeciam, muitos eram mortos, a ideia era fazer com que eles se tornassem mais civilizados.
O 'Programa de Catequese e Civilização dos Índios', foi a política imperial no Brasil sobre a questão dos povos indígenas.
Tal política instituída no século XIX pelo imperador Pedro II, fomentava o aldeamento indígena, ou seja, a reunião de grupos étnicos específicos em locais de preferência onde se pudesse estabelecer contato com os brancos europeus, e também sua catequização sob os dogmas católicos.
Estas medidas ditas civilizatórias, visavam impor aos povos nativos um estilo de vida similar ao dos europeus, desde comportamentos até crenças. Não era uma regra, mas em muitas dessas aldeias acontecia o trabalho escravo indígena, ou seja, a preocupação principal não era com seu bem-estar.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/33299792
Bons estudos!