qual é a lição que a teia alimentar nos ensina?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para entendermos bem o que é e como funciona uma cadeia alimentar precisamos conhecer os componentes que fazem parte de um ecossistema.
Em um ecossistema podemos encontrar os componentes bióticos e abióticos. Os componentes bióticos são todos os organismos vivos, enquanto que os componentes abióticos são os fatores químicos, físicos e geológicos que atuam naquele ecossistema como umidade, luz, temperatura, água, nutrientes e solo.
Dentre os componentes bióticos podemos considerar dois grupos, os de organismos autotróficos e os de organismos heterotróficos. Os organismos autotróficos são aqueles que conseguem produzir o seu próprio alimento a partir de substâncias orgânicas simples, como os organismos fotossintetizantes e os quimiossintetizantes. Já os organismos heterotróficos são aqueles que não conseguem produzir o seu próprio alimento a partir de substâncias orgânicas simples, e necessitam buscar alimento em outros organismos para conseguir suprir seus processos vitais.
Os organismos autotróficos são chamados de produtores, e os organismos heterotróficos são chamados de consumidores. Os organismos heterotróficos podem ser classificados em consumidores primários, consumidores secundários e consumidores terciários.
Agora que você já sabe quais são os componentes de um ecossistema, vamos saber o que é e como funciona uma cadeia alimentar.
Podemos definir uma cadeia alimentar como sendo uma sequência linear de organismos, em que um serve de alimento para o outro. Uma cadeia alimentar apresenta três ou quatro elos, e o primeiro componente da cadeia é sempre um organismo autotrófico, que, como já vimos anteriormente, chamamos de produtor. Os outros organismos que fazem parte da cadeia são todos heterotróficos e por isso chamados de consumidores.
Explicação:
Resposta:
O mais forte sobrevive
Explicação: