Lógica, perguntado por Fernanda4001, 1 ano atrás

Qual é a diferença entre a pressão atmosférica e a pressão do ar?

Soluções para a tarefa

Respondido por SenhoraSilva
1
A definição de pressão é muito importante para o estudo da hidrostática. De fácil compreensão, podemos definir essa grandeza a partir do seguinte exemplo. Tem-se um objeto, cujo peso é P, apoiado sobre a superfície de uma mesa retangular. A área de contato entre os dois é designada pela letra A. É de se observar que esse objeto exerce compressão sobre uma área específica da mesa e a força peso, que é o próprio peso do objeto, é perpendicular à superfície. Dessa forma, define-se pressão da seguinte forma: 

Pressão P é a relação entre o modulo da força F e o valor da área A na qual essa força é aplicada. Matematicamente, fica da seguinte forma: 

P = F/A 

A unidade de pressão, no Sistema Internacional de Unidades (SI), é o newton por metro quadrado (N/m2), contudo, existem outras unidades que estão relacionadas com esta, como por exemplo: 

1mmHg = 133 N/m2 
1atm = 1,01 x 105 N/m2 

Onde atm é a abreviação de atmosfera. Mas o que significa dizer isto? Esta é uma expressão muito comum tanto na física quanto na química utilizada para designar a intensidade da pressão atmosférica. 

O planeta Terra é envolvido por uma camada de ar, a qual não pode ser exatamente medida, pois à medida que a altitude aumenta a densidade do ar diminui. Como sabemos, o ar é uma mistura heterogênea composta de vários gases, dos quais o oxigênio e o nitrogênio são os principais componentes. Essa mistura possui peso e, assim como toda matéria nas proximidades da Terra, sofre atração, do contrário, essa substância se dispersaria em todas as direções do espaço. Em razão do seu peso, a atmosfera exerce uma pressão denominada de pressão atmosférica sobre todos os objetos que estão imersos nela. É importante destacar que a Terra não é o único planeta que tem pressão atmosférica, todos os planetas que têm camada atmosférica também a possuem.
Perguntas interessantes