Qual das figuras abaixo melhor representa a trajetória de um raio de luz monocromática,ao atravessar uma janela de vidro (imersa no ar) de espessura d?
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
Explicação:
gabarito
Resposta:
B
Explicação:
I) Sempre que o raio incidente passa de um meio menos refringente como o ar, para um meio mais refringente, como o vidro, ele se aproxima da normal (reta tracejada). Pela Lei de Snell-Decartes:
n1 . sen(i) = n2 . sen(r)
sen(i) = (n2 / n1) . sen(r)
Como n2 > n1, então n2 / n1 > 1, então sen(i) é maior que sen(r). Logo, o ângulo de incidência (i) é maior que o ângulo de refração (r):
i > r
II) Sempre que o raio incidente passa de um meio mais refringente como o vidro, para um meio menos refringente, como o ar, ele se afasta da normal. Pela Lei de Snell-Decartes:
n1 . sen(i') = n2 . sen(r')
sen(i') = (n2 / n1) . sen(r')
Como n2 < n1, então n2 / n1 < 1, então sen(i') é menor que sen(r'). Logo, o ângulo de incidência (i') é menor que o ângulo de refração (r'):
i' < r'
Dessa forma, o comportamento do raio de luz será similar ao mostrado na imagem em anexo, ou seja, ele se aproxima da reta normal (tracejada) quando entra no vidro, ficando mais horizontal e após sair do vidro para o ar, ele retorna com a mesma inclinação inicial, se afastando da normal (reta tracejada) ao sair do vidro.
Por isso a resposta é letra B.